Buscar

São Gonçalo terá evento artístico-literário no Lavourão em novembro

Personalidades como Altay Veloso, Helter Barcellos e Geraldo Lemos serão homenageados


A 1ª Feira Integrada de São Gonçalo (FISG) será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), reunindo mais de cem participantes, entre músicos, artesãos, artistas plásticos, autores, palestrantes, representantes da gastronomia, além de estudantes e professores.


O comitê de organização do evento atua com representação da  Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), Rede Pública Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação de Artes de São Gonçalo, Rede Privada de Ensino e a sociedade civil. A participação é inteiramente gratuita. 


Para o prefeito José Luiz Nanci, a intersetorialidade presente na 1ª FISG é uma marca da gestão atual.


- É preciso valorizar a integração de todos em benefício de São Gonçalo - ressaltou o prefeito.


Segundo o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, uma feira cultural estimula estudantes a valorizarem o conhecimento interdisciplinar.


- Esse evento será importante para despertar o interesse pelo aprendizado, proporcionando oportunidade de maior vivência e troca de experiências entre as pessoas da cidade - afirmou Marcelo.

Durante dois dias, de 9h às 20h, haverá atividades simultâneas no Lavourão (área coberta na frente, Sala de Vidro, Multimeios, Loninha e outros). As escolas da Rede Pública Municipal poderão solicitar o ônibus da Semed para levar os estudantes ao evento, que tem entrada franca para toda a população.


- O objetivo da FISG é investir em ações educativas e culturais, dando visibilidade aos artistas da cidade e aproximando estudantes e comunidade das produções artísticas realizadas no município - explicou a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra.


A programação incluirá apresentações de danças, orquestra, coral, diversos autores, vendas e lançamentos de livros, exposições de fotografias, artes plásticas, quadrinhos, mostra de trabalhos de estudantes, sarau, chá literário, contação de histórias, recreação e teatro. O evento contará com tendas representando movimentos atuantes em São Gonçalo. Haverá ainda homenagens a personalidades como Helter Barcellos e Geraldo Lemos, no dia 8, e Altay Veloso, no dia 9. Todos já confirmaram presença na FISG.


Durante a Feira Integrada serão realizadas palestras sobre literatura, educação, patrimônio de São Gonçalo, Folia de Reis, pedofilia, afrocentricidade, cordel e crônicas, entre outros temas. Entre atrações da FISG estão barracas de artesanato e comidas típicas, Clube do Leitor e Diário da Poesia. Nas atividades realizadas na Loninha e durante o Sarau, o microfone ficará aberto aos autores e poetas, mesmo que não estejam inscritos oficialmente no evento, para que mostrem seus trabalhos.


A Secretaria Municipal de São Gonçalo reservou espaço dedicado aos professores da Rede Pública Municipal, que são autores e contadores de histórias. Também a Secretaria de Educação do Estado levará professores e grupos de estudantes das escolas vencedoras da Mostra de Talentos do Rio de Janeiro para apresentarem seus trabalhos. O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Avenida Presidente Kennedy nº 721, Estrela do Norte.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon