PT orienta para evitar campanha eleitoral no desfile da Acadêmicos de Niterói
- Jornal Daki

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Dirigentes do partido recomendam que integrantes não façam apelos políticos ou uso de símbolos eleitorais durante apresentação que homenageia Lula

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro emitiu orientação aos filiados e simpatizantes para evitar qualquer manifestação de caráter eleitoral durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval.
A orientação foi divulgada após decisões judiciais que descartaram liminar para barrar a apresentação, mas seguem sob análise em instâncias da Justiça Eleitoral.
Segundo o comunicado, não devem ser feitas referências que caracterizem propaganda eleitoral antecipada, uso explícito de material de campanha ou pedidos de voto durante a passagem da escola de samba na Passarela do Samba.
A recomendação é alinhada com a interpretação de que o evento, apesar de cultural, pode ser observado pela Justiça Eleitoral em relação à exposição de figuras públicas em períodos próximos a eleições.
Dirigentes lembram ainda que a Academicos de Niterói obteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou pedidos para suspender o desfile e que qualquer ação durante o desfile que ultrapasse o caráter artístico pode ser objeto de questionamentos posteriores. Assim, o PT enfatiza a importância de distinguir homenagem cultural de manifestação política explícita.
O comunicado petista recomenda foco na expressão cultural, senão houver intenção eleitoral clara, e alerta para que militantes e participantes respeitem as normas eleitorais vigentes ao longo da apresentação da escola durante o Carnaval.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários