top of page

ESCÂNDALO: mais da metade dos jovens gonçalenses são analfabetos, diz relatório



Apenas 45,7% dos estudantes da rede pública municipal dominam a leitura e a escrita ao fim do ensino fundamental. O resultado é um dos piores entre as 20 cidades do país com mais de 800 mil habitantes.

Relatório Criança Alfabetizada 2023, do Ministério da Educação (MEC), aponta que mais da metade das crianças gonçalenses ou são analfabetos ou mal sabem ler e escrever ao final do ensino fundamental (9º ano).


Apenas 45,7% dos estudantes da rede pública municipal dominam a leitura e a escrita ao fim deste ciclo. O resultado é um dos piores entre as 20 cidades do país com mais de 800 mil habitantes.


A meta escalonada até 2030 é de 80% dos jovens plenamente alfabetizados no município.



No índice que mede o desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a situação é bem ruim e corrobora o relatório. Entre 92 municípios, São Gonçalo amarga o 63º lugar no ranking do Ideb no estado do Rio. No Brasil, com pouco mais de 5 mil municípios, a cidade ocupa o 3.296º lugar.


A avaliação das séries iniciais em 2021 teve nota média de 5,2, porém, ao final do ciclo (9º ano) a nota despenca para 4,4.



Ao jornal A Tribuna, a prefeitura de São Gonçalo citou realizações do governo capitão Nelson Ruas(PL) na área, mas não explicou o motivo do péssimo desempenho da rede municipal na missão de alfabetizar as crianças.


Segundo o sindicato dos profissionais da educação em São Gonçalo (Sepe) a rede conta com um déficit de mais de 2 mil trabalhadores nos três segmentos do ensino fundamental.


Veja os resultados:



Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO