Ferro-velho é interditado em Nova Iguaçu com peças irregulares e lixo hospitalar
- Jornal Daki
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Estabelecimento funcionava sem o cadastro obrigatório do Detran RJ e armazenava resíduos contaminados

Um ferro-velho irregular foi interditado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, durante a Operação Desmonte, uma força-tarefa estadual. No local, eram armazenados lixo hospitalar entre peças automotivas. A operação foi realizada nesta terça-feira (17).
O ferro-velho fica às margens da Rodovia Presidente Dutra. O local funcionava sem cadastro no Detran RJ e mantinha diversas peças de carros, incluindo modelos importados e híbridos, sem qualquer documentação fiscal.
Além das irregularidades comerciais, foram encontrados lixo hospitalar misturado às sucatas automotivas. Produtos médicos como seringas, agulhas, tubos de hemodiálise e outros materiais contaminados estavam acondicionados em sacos pretos espalhados pelo chão.
O proprietário do estabelecimento não foi localizado. Já os funcionários foram conduzidos à 58ª Delegacia Policial (Posse) para prestar esclarecimentos. Segundo a Polícia Civil, eles não souberam informar a origem do lixo hospitalar. A perícia foi acionada e confirmou a presença de material irregular, caracterizando crime ambiental.
O Inea autuou o ferro-velho por disposição inadequada de resíduos hospitalares, infração prevista na Lei Estadual 3467/2000. A multa pode variar entre R$ 1 mil e R$ 200 mil, dependendo da gravidade da infração ambiental.
A Operação Desmonte, criada em 2023, já interditou 113 estabelecimentos irregulares e formalizou o credenciamento de 76. Essa ação é coordenada pelo Detran RJ e com apoio da Polícia Civil e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comentarios