top of page

Freixo e Neves disputam atenção de Lula em evento do PCdoB em Niterói

Os pré-candidatos ao governo do estado do Rio participaram das comemorações dos 100 anos do "partidão" de olho nas bênçãos do ex-presidente nas eleições


Por Rodrigo Melo

Os pré-candidatos discursaram em defesa da unidade/Foto: Reprodução YouTube - Jornal Daki
Os pré-candidatos discursaram em defesa da unidade/Foto: Reprodução YouTube - Jornal Daki

Qual pretendente ao governo do estado terá a permissão do "pai Lula" para casar com a "noiva PT" nas eleições deste ano?


O ex-presidente, que já botou - nos limites da legislação - o bloco eleitoral na rua, esteve em Niterói neste sábado (26), no Festival Vermelho, evento político e multicutural de comemoração dos 100 anos do PCdoB realizado no Caminho Niemeyer, Centro da cidade, com apoio da Prefeitura.


No alto do palco montado na Praça do Povo, Lula e a companheira janja dividiram os assentos da primeira fila com altos dirigentes comunistas e petistas, além de expoentes nacionais do PSB, como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o pré-candidato a sucedê-lo no Palácio Campos das Princesas, Danilo Cabral.


Lula chegou à “Cidade Sorriso” em meio a incertezas e especulações no meio político sobre qual nitero-gonçalense o líder petista irá ungir na disputa ao Palácio Guanabara, se o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ou o ex-prefeito de Niiterói Rodrigo Neves (PDT), embora tenha dito reiteradamente que apoiará o ex-psolista.


O deputado estadual e presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), até poucos dias atrás postulante ao cargo, confirmou candidatura ao Senado ao Daki na ocasião em que esteve em São Gonçalo para receber o título de Cidadão Gonçalense na Câmara de Vereadores em 21/3.


Ocorre uma guerra surda, às vezes aberta, entre os pré-candidatos e dentro do PT para ver quem garante o apoio explícito do ex-presidente na corrida eleitoral deste ano ou pelo menos sua presença em dois palanques no primeiro turno, o que beneficiaria diretamente Neves, vinculado à estagnada candidatura Ciro Gomes ao Palácio do Planalto.

O cearense “empacou” nos 6% das intenções de voto, segundo pesquisas divulgadas nas últimas semanas.


Freixo, que durante o evento estava acompanhado do pré-candidato gonçalense a deputado federal Dimas Gadelha PT), foi o anfitrião dos colegas pernambucanos Câmara e Cabral em Niterói.


Stories do Freixo no Instagram/Reprodução
Stories do Freixo no Instagram/Reprodução

O pessebista, presente a um dos assentos na primeira fileira de convidados do palco, fez sua saudação à militância de diversas partes do país e ao final estendeu o braço ao ex-presidente para um terno abraço, registrado pelas mais de 5 mil pessoas presentes ao ato e pelo Stukinha (Ricardo Stuckert), fotógrafo oficial de Lula.


“Lula, a gente tá junto. Com PCdoB, PSB. Nós vamos ganhar esse país e derrotar Bolsonaro”, disse Freixo com as mãos dadas a Lula sob aplausos da multidão.


Visivelmente tenso, Rodrigo Neves, que representou o prefeito de Niterói Axel Grael (PDT), falou logo em seguida. Estrapolando os protocolos de tempo de fala, fez uma longa exposição de sua trajetória politica e de sua gestão como prefeito, como se quisesse mostrar suas credenciais de “bom partido” ao "pai da moça" cortejada, o PT, que polariza as intenções de voto em todo o Brasil com o PL de Bolsonaro. Sinal de que haverá pouco ou nenhum espaço para uma terceira via nos estados, segundo os últimos levantamentos eleitorais dos institutos de pesquisa.


O que ocorre no plano nacional, muito provavelmente vai ocorrer no Rio de Janeiro. Quem Lula colocar a mão na cabeça vai ao segundo turno disputar com o bolsonarista da vez. Embora tenha muita gente ouriçada no PT apoiando o Rodrigo (Neves), não acredito que o partido vá embarcar nessa tese de dois palanques no Rio pro Lula. Seria canibalismo puro num momento de união que daria de bandeja a vitória ao Cláudio Castro. O Rodrigo pode ter todas as qualidades do mundo, mas tem hoje um defeito incontornável: ele está no PDT”, observa o jornalista Helcio Albano, editor-chefe do Jornal Daki que acompanha os movimentos pré-eleitorais no estado.


A última pesquisa Genial/Quaest sobre as intenções de voto no Rio de Janeiro divulgada em 21/3 traz Cláudio Castro (PL) com 22%, Freixo 18% e Rodrigo Neves com 10%.


De acordo com a sondagem, Freixo sem o apoio de Lula no 2º turno seria batido por Castro por 34 a 30. Com o apoio, a coisa muda de figura. Freixo bateria Castro por 41 a 36.


33% dos eleitores preferem que vença um governador mais ligado à Lula. Enquanto 29% preferem que vença um governador mais ligado a Bolsonaro. 32% nem um, nem outro.


O Partido dos Trabalhadores deve confirmar a federação com PCdoB e PV até o final de abril. Assim como a coligação com o PSB, tendo Geraldo Alckmin como vice de Lula, até o início de maio.


O PT também está perto de fechar coligação com a federação que envolve Psol e Rede que pode ser anunciado nos próximos dias.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page