top of page

Polícia Civil do Rio virou 'refúgio' para milicianos e bicheiros, diz PF

Em seu relatório, a corporação cita uma investigação do Ministério Público que apura a suspeita de que o ex-chefe da Polícia Civil “recebia vantagens indevidas da contravenção

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar matar Marielle Franco. Foto: Reprodução
Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar matar Marielle Franco. Foto: Reprodução



DCM - No relatório sobre os suspeitos de serem mandantes do assassinato de Marielle Franco, a Polícia Federal afirma que a Polícia Civil do Rio de Janeiro se tornou um balcão de negócios para bicheiros e milicianos. As investigações apontam que a corporação foi cooptada entre 2015 e 2019 durante a gestão de Rivaldo Barbosa, apontado como um dos arquitetos do atentado.


“Conforme visto em linhas recuadas, a Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro, devidamente capitaneada por Rivaldo Barbosa, se tornou um ambiente pernicioso para que organizações criminosas das mais diferentes espécies encontrassem ali um refúgio para a impunidade dos seus crimes”, diz relatório da PF.


A corporação avalia que Barbosa criou uma organização criminosa dentro da Polícia Civil que seria suspeita de cometer crimes como corrupção, obstrução, tráfico de influência, fraudes processuais e abuso de autoridade.


O documento aponta que a organização criminosa era composta por agentes públicos que, mediante suas condutas ‘omissivas’ (em não apurar crimes) e ‘comissivas’ (pelo direcionamento consciente e voluntário de atos de investigação para focos diversos da realidade) permitem a manutenção do esquema criminoso envolvendo contraventores e milicianos”.


A PF ainda avalia que Rivaldo Barbosa buscava lucrar enquanto criminosos “empilhavam corpos pela região metropolitana do Rio de Janeiro”. Para a corporação, essa é a “faceta mais abjeta” da atuação do delegado na Polícia Civil.


Em seu relatório, a corporação cita uma investigação do Ministério Público que apura a suspeita de que o ex-chefe da Polícia Civil “recebia vantagens indevidas da contravenção para não investigar/não deixar investigar os homicídios por eles praticados, decorrentes das disputas territoriais para exploração do jogo do bicho”.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page