Buscar

Meio Ambiente mapeia trilhas do Alto do Gaia


As trilhas partem de Santa Izabel e Rio do Ouro


Região foi transformada em unidade de conservação em 2018?foto: Divulgação

Os amantes de aventura e do meio ambiente podem passar a ter uma nova opção de lazer em São Gonçalo. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Áreas Verdes) realizaram o mapeamento, na última semana, da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto do Gaia, criada em 2018, local onde se encontra o ponto mais alto de São Gonçalo. O objetivo é armazenar as informações em um banco de dados para um futuro Plano de Manejo da área e buscar recursos para a estruturação de novas trilhas ecológicas na região de Rio do Ouro e Santa Izabel.


- O objetivo de uma unidade de conservação é preservar o espaço e manter um ambiente natural propício e agradável para nós e para futuras gerações, sabendo que esse mesmo espaço oferece, dentro de São Gonçalo, uma opção de lazer e atividade física em contato com o que ainda nos resta de área verde na cidade. É dever desta secretaria identificar, mapear, cuidar e dar visibilidade a estes espaços - explica o técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Allan Medeiros, afirmando ainda que a prefeitura quadruplicou as áreas verdes protegidas no ano de 2018 com a criação de três novas APAs na cidade.

A região oferece diversas opções de trilhas, começando por Santa Izabel ou Rio do Ouro, e podendo terminar no município vizinho, Maricá. O trajeto fornece diversas subidas ao longo da caminhada, garantindo um visual de tirar o fôlego para os aventureiros, propiciando a vista de grande parte de São Gonçalo e Maricá, culminando em grutas na parte mais baixa do caminho, local ideal para fazer um lanche ou parar para descansar.

Com o mapeamento do local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá buscar recursos para que seja feita a estruturação das trilhas em Santa Izabel e Rio do Ouro, com a colocação de placas, aviso de riscos e criação de um possível centro de visitantes, buscando dar mais segurança a todos.

Também participaram da ação de mapeamento os técnicos Fernando de Souza Medeiros, Silvia Cristina Santana Pereira e a analista Cristiane dos Santos Sanfins.


#CIDADE #SÃOGONÇALO #ALTODOGAIA #SANTAIZABEL #RIODOOURO

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon