Buscar

Teatro Municipal de São Gonçalo: enfim, inaugurado

Foi uma longa espera de quatro anos

O prefeito José Luiz Nanci entregou oficialmente as chaves do equipamento à municipalidade, na figura do secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney/Foto: Divulgação

O prefeito José Luiz Nanci, entregou oficialmente, na tarde desta sexta-feira (14/08), as chaves do Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha – ao secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro. Em um primeiro momento, o espaço não será aberto ao público, devido às medidas de prevenção contra o coronavírus, porém, passará a funcionar assim que a situação se normalizar.

Com 240 lugares, divididos entre plateia e mezanino, o teatro vai oferecer aos gonçalenses acessibilidade e estrutura profissional para apresentações musicais, de dança e teatro. O prédio conta com equipamentos modernos de iluminação e sonorização, cênicos e de acústica, além de camarins, banheiros, cabine de som e salas de apoio e para a administração.


Na visão do prefeito José Luiz Nanci, o teatro vai promover uma mudança muito grande no setor cultural da cidade.

- Nossa cidade sempre foi um celeiro de artistas talentosos. O teatro, que leva o nome de um dos maiores artistas brasileiros (Palhaço Carequinha), passa a ser uma referência forte para toda classe cultural. Aproveito para agradecer a presença da Cristiane Gomes, nora do Carequinha, que veio representar toda a família neste dia - afirma o chefe do Executivo Gonçalense.

As obras no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha – foram retomadas em abril deste ano, após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Prefeitura de São Gonçalo e a construtora responsável, RL2.


Desde 2017, o governo municipal vem buscando viabilizar a abertura do teatro, que teve a construção iniciada na gestão anterior, do prefeito Neilton Mulim. Para tanto, várias medidas judiciais foram adotadas, porém sem êxito, já que o judiciário entendia que havia um contrato em aberto.


Após reuniões junto à empresa e orientações por meio das vistorias feitas por uma comissão instaurada pela Prefeitura, além da atuação de uma equipe de engenheiros do Ministério Público (MP), a Prefeitura encontrou respaldo legal para concluir a obra, que teve custo total de R$ 14 milhões.

Após avaliação da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, com acompanhamento do MP, a Prefeitura finalmente conseguiu garantir segurança jurídica sobre o pagamento dos valores restantes do contrato. 


- Toda a cidade ganha muito com esse aparelho cultural grandioso, que é o teatro. Artistas e produtores de cultura passam a ter um lugar com estrutura profissional para apresentarem suas obras, e a população ganhará diversas oportunidades para consumir cultura em um lugar projetado exclusivamente para isso - avalia o secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro.


O Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha – fica localizado ao lado da Prefeitura de São Gonçalo, que fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon