top of page

PT suspende Pablo da Água e vereador pode ser expulso do partido

Parlamentar votou contra os professores na sessão plenária desta terça (14). Caso foi encaminhado para a Comissão de Ética


Por Rodrigo Melo

Pablo da Água/Foto: Reprodução Facebook
Pablo da Água/Foto: Reprodução Facebook

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) suspendeu cautelarmente o vereador Pablo da Água nesta terça (14), logo após o parlamentar seguir a base do prefeito Nelson Ruas (PL) e votar contra os profissionais da Educação da rede municipal de São Gonçalo, na Sessão do mesmo dia que aprovou o novo Plano de Carreira (PCCS) da categoria.


O caso segue para a Comissão de Ética do partido, que deve abrir processo ético-disciplinar contra Pablo da Água, já considerado um dissidente entre os correligionários petistas.


Na nota que comunicou o afastamento do vereador das atividades, direitos e prerrogativas partidárias por 90 dias, a Executiva Estadual salientou que essa não é a primeira votação em que o vereador desrespeita o Programa do PT, tendo inclusive já sido alertado verbalmente, pelo desrespeito ao programa e ao estatuto partidário.


Pablo da Água, desde o início do mandato, vota sistematicamente com o governo Nelson, inclusive contrariando orientação do PT no caso da votação da reforma previdenciária em São Gonçalo que penalizou os servidores públicos do Município.



Recentemente o parlamentar votou pela entrega do título de cidadão gonçalense a Jair Bolosnaro, mas acabou voltando atrás e mudando o voto. Mas, dessa vez, foi a gota d’água, sem trocadilho, e o vereador de primeira viagem do Catarina deve ser expulso do PT.


Leia Nota Oficial do PT:


NOTA DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT-RJ SOBRE A VOTAÇÃO DAS MUDANÇAS NO PCCS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO


A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, vem por meio desta, manifestar o seu apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação da cidade de São Gonçalo, vítimas de mais uma ação do Poder Executivo local que visa ao desmonte e à precarização da Educação Pública municipal.


Os desafios que se apresentam à educação pública em tempos de retrocesso, ajustes neoliberais e desmonte de direitos, são imensuráveis neste governo, que tem um projeto claro de desmonte dos direitos trabalhistas e sufocamento e invisibilização de diversos e importantes segmentos sociais.


Os governos do PT fizeram pela educação mais do que qualquer governo jamais havia feito. A principal medida do Presidente Lula foi a criação do Piso Nacional de Educação, com por meio da Lei nº 11.738/2008. Com a aprovação, os professores passaram a ter um piso salarial próprio. Na época, 37% dos docentes do país recebiam menos do que o piso. Dentre as medidas podemos destacar o Piso Salarial Nacional, a Bolsa de Iniciação à Docência, o Programa de Formação de Professores e Professoras, a Universidade Aberta do Brasil, entre outras.


Desde que foi criado, o piso salarial nacional aumentou 78,7%,, com ganho real de 35,5%. Nossa defesa é para que o PCCS estimule a especialização e a formação continuadas. Com total respeito e valorização dos servidores e servidoras que se dedicam à formação de crianças, adolescentes, jovens e novos profissionais.


Nos solidarizamos e nos colocamos em luta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, não aceitaremos que esses profissionais tenham suas carreiras ameaçadas por um governo que despreza a educação, o conhecimento e tenta criar uma cidade da ignorância, do trabalho precarizado e do negacionismo.


A respeito do voto do vereador Pablo da água, gostaríamos de esclarecer que essa não é a primeira votação em que o vereador desrespeita o Programa do PT, tendo inclusive já sido alertado verbalmente, pelo desrespeito ao programa e ao estatuto partidário.


É com base nisso e em seu Estatuto que o PT decide suspender cautelarmente, por 90 dias, as atividades, direitos e prerrogativas partidárias do citado vereador, ao passo que encaminha para a Comissão de Ética orientando a imediata abertura de processo ético-disciplinar.


Para nós do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, o compromisso com o programa e as bandeiras históricas do Partido devem ser seguidos por todos e todas, sejam militantes, lideranças, dirigentes e parlamentares.


14/12/2021


Comissão Executiva Estadual do PT RJ




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page