top of page

Renato Freitas se manifesta sobre briga e diz que foi vítima de racismo; PT cobra investigação

O deputado estadual Renato Freitas (PT), do Paraná, se manifestou após sair na mão com um homem nas ruas de Curitiba (PR), levar um soco e ter o nariz quebrado. Em nota, o gabinete do parlamentar afirmou que a briga ocorreu após uma ofensa racista.


O deputado Renato Freitas (PT) com o nariz ensanguentado após sair na mão com homem em Curitiba (PR). Foto: Reprodução
O deputado Renato Freitas (PT) com o nariz ensanguentado após sair na mão com homem em Curitiba (PR). Foto: Reprodução

Segundo a equipe do petista, o agressor, que não foi identificado, o abordou na rua e “iniciou uma série de ataques, sem motivo aparente”. O comunicado também aponta que Renato foi chamado de “vereador do PSOL”, o que “demonstra o caráter ideológico do ataque”.


Ele confirmou que teve o nariz fraturado durante a briga e que foi encaminhado ao hospital. A equipe do petista não informou quais providências serão tomadas contra o agressor.



PT se manifesta


O PT do Paraná divulgou uma nota em que condena a agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas, atingido no Centro de Curitiba na manhã de quarta-feira (19). O caso, que circulou intensamente nas redes sociais, deixou o parlamentar ferido e com o nariz quebrado.


Para o partido, o caso não pode ser interpretado como uma briga comum, mas como um ato de violência política e racismo estrutural direcionado a uma liderança negra que ocupa espaço institucional no estado.


Na manifestação, assinada também pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo, a sigla afirma que agressões motivadas por ódio, preconceito e intolerância não podem ser reduzidas ao rótulo de “confusão”.


O texto diz que o ataque integra um histórico de tentativas de silenciar Freitas e destaca que situações semelhantes se repetem na política paranaense sempre que pessoas negras alcançam posições de destaque.


Leia a nota do gabinete de Freitas na íntegra:

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi vítima de uma agressão racista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Um homem, até então de identidade desconhecida, abordou o parlamentar e iniciou uma série de ataques, sem motivo aparente.


O agressor perseguiu o deputado por algumas quadras e incitou um confronto físico. Renato reagiu às agressões, quando foi atingido com um soco no nariz.


Após o golpe, o homem continuou provocando o parlamentar com frases como “Não é você o famosinho?” e, em seguida, chamando Renato de “vereador do PSOL”, o que demonstra o caráter ideológico e racista do ataque. Mesmo sem reconhecer o real cargo político ocupado por Renato, o agressor age motivado pelo ódio contra políticos de esquerda.

O deputado Renato Freitas fraturou o nariz e foi encaminhado ao hospital.


Esta não é a primeira vez que Renato Freitas é alvo de violência racial e política enquanto acessa os espaços da cidade. Isso é reflexo do avanço do extremismo direitista que assola o Paraná e inflama o ódio contra a esquerda. E o racismo é o elemento que permite que o ódio se transforme em violência física contra corpos negros.


Leia a nota do PT na íntegra:


NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE AO DEPUTADO RENATO FREITAS


O Partido dos Trabalhadores do Paraná manifesta seu mais profundo repúdio à covarde agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas na manhã de hoje, no Centro de Curitiba. O ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras que ousam ocupar espaços de poder.


Repudiamos qualquer forma de violência, e denunciamos o caráter racista que atravessa este episódio. Não aceitaremos que agressões motivadas pelo ódio, pela intolerância e pelo preconceito sejam normalizadas ou tratadas como meras “confusões”.

Nossa trajetória sempre foi de defesa intransigente dos direitos humanos, da democracia e do enfrentamento direto ao racismo.


Manifestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Renato Freitas e desejamos sua plena e rápida recuperação.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page