top of page

Jovens artistas gonçalenses se destacam na mídia



Os alunos do Educandário Martins, que está situado no bairro Galo Branco, vêm conquistando espaço na mídia e, cada vez mais, reconhecimento pelo trabalho cultural no município de São Gonçalo. Tudo começou tão logo seus textos foram veiculados no Portal do Diário da Poesia, em seguida, apresentados na Rádio Aliança, no programa Arte Cultura e Outras Coisas, quando houve o convite e os jovens se mostraram muitíssimo lisonjeados. Como não podia ser diferente, os esforços desses garotos (em prol do município de São Gonçalo) chamaram atenção do Jornal Daki — e nisso a nossa redação jornalística está sempre atenta e insuflando ânimo para que os nossos jovens recebam os frutos como consequência do seus empenhos.

Esses rapazes são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição educacional de excelência, disse o professor Renato Cardoso, que também é ativista cultural e poeta. A escola preza a articulação da educação conjunta à arte e cultura, indistintamente, pois crê não haver separação.

O aluno Gustavo Coutinho, que foi referência no Portal do Diário da Poesia, na Rádio Aliança e, por último, revelado pelo próprio Jornal Daki, possui apenas 17 anos e já demonstra uma consciência poética para além da sua faixa etária. De acordo com Gustavo:

- Tudo isso tem sido muito gratificante, ter o nome veiculado no jornal, até porque o Daki valoriza tudo isso, e nós vemos que não é em vão o trabalho artístico feito por um jovem como eu - finalizou emocionado o estudante e poeta.

Ressalta-se ainda isso ter começado com a exposição lá na Rádio Aliança, dirigida por Jota Sobrinho e pelo próprio Renato Cardoso, com o programa Arte, Cultura e Outras Coisas. Notou-se a alegria dos estudantes pelo fato desses canais (Rádio Aliança, Portal Diário da Poesia e Jornal Daki) se manterem voltados para a comunicação dacidade e nunca negligenciarem a necessidade do município em abrir espaço à juventude. “Gratidão é a palavra certa para expressar”, emendou ainda o escritor Gustavo Coutinho.


O outro jovem expoente do meio cultural é o Felipe Vidal, colunista do Portal Torre de Controle, segundo o qual revelou também gratidão por ver seu trabalho estampado no Jornal Daki, ao lado de amigos e pessoas que admira muito. Na sua opinião, “são pessoas talentosas e do bem que levam a cultura ao público: muitíssimo satisfatório em ter certeza que o tempo utilizado com a arte agrada as pessoas, é de fato uma experiência fantástica”. E, ainda afirmou, que sempre teve vontade de ver seu trabalho reconhecido pela mídia impressa: “Enxergar o meu nome e do meu Portal em papel impresso, e ainda em uma página tão bonita e moderna, também foi experiência das melhores pra mim”.

Já o inteligente Pedro Ivo, segredou o quão feliz e grato pelo reconhecimento do jornal aos seus textos poéticos ele estava. Segundo esse jovem, é “importante para difundir a arte de modo geral e, principalmente, sair estampado junto ao grupo do Educandário Martins em um jornal que valoriza as ações dos jovens gonçalenses... isso sim é fazer bom uso da mídia!”, e tudo por causa dos ótimos poemas que o Pedro compõe.

Assim, para complementar essa matéria, o professor Renato Cardoso afirma que os jovens possuem potenciais a serem explorados, e nisso a escola tem papel fundamental, além da arte e da cultura como forças motrizes na realização de um mundo melhor. Então: um viva gigantesco para a cultura e a arte gonçalense!

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page