top of page

Uma segunda-feira imersa em melancolia

Por Helcio Albano

Peça promocional do filme Melancolia de Lars Von Trier (2011)/Divulgação
Peça promocional do filme Melancolia de Lars Von Trier (2011)/Divulgação

Melancolia. Não sei se acordei já imerso nela ou se fui me tornando melancólico à medida que fui avançando no noticiário matinal desta segunda-feira (15). Então, vejamos.


O fracasso do Rio de Janeiro nos esbofeteou de vez a cara com o anúncio da recuperação judicial da Light. O estado, o primeiro a se oferecer bovinamente como laboratório neoliberal de privatização de empresas públicas, chega aos seus estertores finais após outras concessionárias como Enel, Supervia, CCR-Barcas, BRT e Galeão anunciarem intenção de meter o pé das operações.


E triste é saber que ainda teremos que aturar a Águas do Rio por mais 30 anos pra enfim nos darmos conta de uma obviedade ululante: a de que serviços públicos não admitem a lógica da prevalência do lucro privado sobre o bem-estar coletivo.



E mais triste ainda quando se sabe que não existe ambiente político concreto pra se mudar esse estado de coisas. A esquerda no Rio perdeu os dentes e a população já chutou o balde há muito tempo.


Seguindo o noticiário, mais desalento: Micheque foi pega em outra rachadinha. "E daí, poha!?", diria o excrementíssimo com coro muar do gado.


Gastos com generais e parentada superam os com soldados; polícia matando polícia; adolescente de 12 anos leva tiro na cabeça indo pra escola no Jardim Catarina; a cultura "bet" de apostas contaminou irreversivelmente o futebol brasileiro - o Vasco perdeu, de novo, em São Januário - e, Lula, não sabe como nos tirar do buraco que fomos enfiados.


O presidente está "triste e ansioso" com o esvaziamento dos poderes da presidência nos últimos anos, segundo a jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.


Tomara que a melancolia não vire depressão.


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO