top of page

O Clube de Astronomia de São Gonçalo - por Erick Bernardes


Milton e o instrumento de observação do Universo/Fotos: Erick Bernardes
Milton e o instrumento de observação do Universo/Fotos: Erick Bernardes

Foi na tarde da última sexta-feira, caminhando pelo Lindo Parque, após buscar meu filho na escola, reconheci de vista o Milton. Sabe quem é ele? Trata-se do fundador do Clube de Astronomia de São Gonçalo - Leonardo Da Vinci. Um camarada simpático e muito atencioso passeava pela calçada com seu cachorro basset.


— Oi, Milton, tudo bem, como anda o clube de astronomia?


— Ih, rapaz, depois que perdemos a parceria com o Centro Cultural Vila Lage, situado em Neves, estamos localizados aqui no Lindo Parque mesmo.


— Posso lhe fazer uma visita, tirar algumas fotos e trocarmos alguma conversa para publicarmos no Jornal Daki?


— Será uma prazer.


E assim, exatamente assim, essa crônica se inicia.



O Clube de Astronomia de SG foi fundado em vinte e três de outubro de 1986, por causa de um acontecimento inusitado. Milton segredou que no tempo em que serviu ao Exército Brasileiro, não se falava em outra coisa que não a passagem do famoso Cometa Halley. Haveria um evento para ver o cometa a partir do quartel, um tipo de festa com a observação do espaço celeste dedicada aos militares. Logo, Milton não pensou duas vezes antes de encaminhar para a noite tão esperada. Também quis participar. Contudo, não deu pra ele, quer dizer, a festa na qual constava o evento de observação do cometa havia sido reservada só para os oficiais. Triste constatação, apenas tenentes e patentes acima teriam acesso, privilégio de poucos. Uma pena mesmo, mas o nosso amigo aficcionado por astronomia não se deu por vencido. Adivinha o que ele fez? Pois é, ele fundou o próprio clube e ainda deu o nome do gênio italiano Leonardo Da Vinci. Incrível, não é?


— Mas, Milton, qual foi seu objetivo principal?



— Bem, além de ser uma realização pessoal, a ideia objetivava popularizar a astronomia, pois não existia em São Gonçalo espaço de divulgação científica. E internet nem se falava ainda. Acaso o estudante ou mero curioso desejasse observar o céu através de aparelhos, caberia a ele se dirigir ao Planetário da Gávea ou ao Observatório Nacional, em São Cristóvão. Mas com a fundação do nosso clube, a coisa seria mais fácil, tudo estaria disponível aqui na cidade.


— Qual a maior atração atualmente?


— Ah, temos a exposição permanente de objetos ligados à física planetária e também promovemos a observação do céu com nosso telescópio. Eu amo tudo isso. Gostaria de ter um espaço físico maior pra oferecer conforto aos visitantes e pra poder disponibilizar os cartazes da exposição "Paisagens Cósmicas", em homenagem aos 100 anos das primeiras observações do céu ao telescópio feitas por Galileu Galilei.



Lembrando que Milton foi o representante gonçalense junto à Unesco, devido à comemoração do Ano Internacional de Astronomia, em 2009. Recebeu ainda moções de aplausos da Alerj e da Câmara de Vereadores de SG. Encontrou-se com Buzz Aldrin, o segundo homem da história a pisar na lua, em evento de peso acontecido na cidade de Campos dos Goitacazes. Vale ressaltar, o site oficial do clube foi agraciado com o título da Silver Excellence Award, da USS Admiral Federation, pela qualidade do material disponibilizado na plataforma digital.


Em suma, o certo é que hoje o clube precisa de incentivos. Depois que perdeu a sua sede do Centro Cultural Vila Lage, em Neves, a exposição ocorre em um sobrado onde o próprio Presidente fundador outrora residia. A instituição aceita doações e precisa de parcerias para continuar a existir. Recebe visitas de escolas e outras instituições por agendamento. Quer conhecer o espaço? Marque uma horinha com o simpático Milton Machado. Duvido que você não sairá de lá admirado.



Quem quiser entrar em contato, o endereço é Rua Major Januário Ribeiro, 88 Sb - Lindo Parque - São Gonçalo - RJ - CEP 24420-330. Tel.: (21) 99102-0202 - Presidente - Milton Machado (preferência WhatsApp). Site oficial: https://www.clubedeastronomia.com.br


Assista ao vídeo da entrevista com o Milton: https://youtu.be/IliAPSoN0JY



Erick Bernardes é escritor e professor mestre em Estudos Literários.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page