top of page

Os bares, a Geração Z e o Totonto

Por Helcio Albano

O rei da noite Aluçã/Foto: reprodução
O rei da noite Aluçã/Foto: reprodução

Uma das maiores instituições de minha geração em São Gonçlalo são o bar e suas variações: boteco, pé sujo e, mais recentemente, o pub, que, durante um bom tempo, conseguiu atualizar e gourmetizar esse patrimônio lusitano-carioca pra sobreviver.


Todos estão, ou vazios, ou fechando as portas.


Por várias razões. E, a principal delas, a mudança geracional que adotou novos hábitos, menos etílicos e noturnos. E, pelo menos aparentemente, mais saudáveis. Embora seja controverso na minha cabeça a Geração Z trocar a cerveja pelo Ozempic e o furdunço do estar junto de pele pela tela.


LEIA MAIS


Os bares sempre foram os locais de excelência de inicialização da vida adulta. Tirando os excessos - às vezes inevitáveis - eram lá onde as delícias e as agruras da vida nos eram apresentadas; os estranhamentos cessavam porque, na noite, todos os gatos são pardos, ninguém é de ninguém e, ao mesmo tempo, de todo mundo.


Certezas viravam dúvidas e vice-versa quando, no dia seguinte, se acordava feliz ou de ressaca. Bem ou mal acompanhado. Ou sozinho depois de um toco.


Os bares concentravam toda a sabedoria e a memória popular. Uma escola que se fosse um bom aluno, saía doutor na vida com tanto aprendizado e novos interesses.


Esse texto parece, mas não é saudosista. Vale como depoimento. As coisas mudam e as relações humanas se dão de outro jeito e vida que segue.


Essa reflexão surgiu depois de ler que Heineken e Ambev revelaram queda contínuas em suas vendas e o foco agora na cerveja zero álcool pra ganhar a juventude.


Nunca saberão o que foi o Totonto...


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page