Estadão cria fake news do U$ bilhão pra ajudar extremista argentino e queimar Lula
- Jornal Daki

- 4 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Depois se perguntam como a ascensão de Bolsonaro foi possível

O jornal O Estado de S. Paulo inventou (isso mesmo, inventou) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria atuado diretamente para emprestar US$ 1 bilhão à Argentina com o objetivo de ajudar o candidato peronista à presidência, Sergio Massa, e impedir a vitória do extremista de direita Javier Milei.
A Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom) divulgou, nesta quarta-feira (4), uma nota em que desmente a "reportagem" do assinada por Vera Rosa.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também desmentiu o conteúdo da matéria do Estadão em entrevista à CNN Brasil. Isso porque a reportagem do jornal paulista afirma que a ministra teria recebido um telefonema de Lula no qual o presidente teria pedido para que ela liberasse o empréstimo à Argentina através da Comunidade Andina de Fomento (CAF), também conhecida como Banco de Desenvolvimento da América Latina. Tebet é a governadora brasileira no banco multilateral.
O empréstimo ocorreu, mas diferentemente do que maldosamente disse o Estadão, por vontade dos países que representam 19 votos dos 21 possíveis. O único a votar contra o empréstimo foi o Peru.
O Brasil possui 8,8% do capital da instituição e é seu quarto maior acionista, atrás de Colômbia, Peru e da própria Argentina.
O porraloca Milei, que lidera as pesquisas, aproveitou a ajudinha do jornalão brasileiro.
Milei, que se autointitula libertarianista defende, entre outras coisas, venda de de órgãos humanos e crianças.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.















































































Comentários