Missa celebra São Francisco de Assis na APA Estâncias de Pendotiba
- Jornal Daki

- 5 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Evento teve a presença da primeira-dama Dona Marinete Ruas

O Dia de São Francisco de Assis foi celebrado com muita oração, bênção e música. A manhã de festividade na APA Estâncias de Pendotiba, no bairro de Maria Paula, em São Gonçalo, contou ainda com a entrega de certificado de conclusão do Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), feira de artesanato, gastronomia e beleza; e apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo. O evento contou com a presença da primeira-dama, Dona Marinete Ruas.
A missa foi celebrada pelo Padre Josiel Silva Azevedo, que focou na importância da preservação de espaços como as áreas de preservação ambiental e no cuidado com os animais.
“No seu jeito de viver, São Francisco de Assis olhava para a natureza e se considerava parte do todo. Um desequilíbrio da vida faz com que todos sofram, então ele nos convida a olhar com amor e respeito para a obra criada e a nós, homens, nos cabe cuidar dessa obra e nós somos os primeiros a serem beneficiados, doando amor a quem está à nossa volta e isso inclui os animais”, disse.

“Muitos gonçalenses não têm a oportunidade de ter essa missa no Dia de São Francisco de Assis, que sou devoto e saúdo a todos com 'Paz e Bem'. Estamos mudando essa cidade com muito trabalho e muita honestidade, sob o comando do prefeito Capitão Nelson”, disse o secretário chefe de Gabinete, Eugênio Abreu.
“Esse espaço aqui depende de cada um de nós. Hoje, temos uma área de lazer muito importante para a região e os animais são fundamentais, pois cada um tem o seu propósito e temos que cuidar de cada um como parte das nossas famílias”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.
Dentre as dezenas de animais que receberam a bênção estavam as cachorrinhas Amora e Pessa. Em comum, essa foi a primeira bênção das duas e os tutores aprovaram a medida.
“Gostei muito da celebração e o espaço ajuda. É necessário termos uma área dessa em São Gonçalo”, disse Evanir Colman, de 47 anos, morador de Maria Paula e tutor da Amora.
“Achei muito interessante essa comunhão entre os animais e o público, em especial as crianças, vamos voltar outras vezes”, disse Kelly Filardi, de 37 anos e tutora da cadelinha Pessa.
Feira – Ainda como parte das celebrações, o evento contou com uma feira de artesanato, gastronomia e beleza. A feira acontece regularmente na APA, sempre no segundo sábado do mês, das 9h às 17h.














































































Comentários