top of page

O verdadeiro Sentido da Páscoa

Por Pastor Alair Lima


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Hoje feriado dia 29, comemoramos a sexta-feira santa. Falo então hoje, sobre a páscoa.


A comemoração da Páscoa, dá-se início no Velho Testamento, sua origem está na tradição Judaica, uma Páscoa que vem do mundo pagão. Com a vinda de Jesus, o enviado de Deus,  todos conceitos bíblicos tem a sua interpretação pautada/ alicerçada na pessoa de Jesus, importante destacar isso aqui, pois a partir de Jesus, tudo passa ter um  entendimento bíblico em Jesus. 


A partir da vinda de Jesus, a revelação bíblica passa-se a ter todos os seus conceitos a partir da vida de Jesus, sua vinda e seus ensinos .Deixa eu lhes apresentar alguns  exemplos, a lei deixa de ter a sua força de condenação e fortalece-se Jesus o libertador que mostrou a graça  mais poderosa do que a lei, “Olho por olho e dente por dente”, não tem mais validade. O referencial  não e mais a lei, o referencial agora passava ser os ensinos de Jesus, a lei determinava perdoar 7 vezes, Jesus dizia “70 vezes 7”.


A partir deste entendimento, O sentido da Páscoa, passa a ser interpretado na pessoa de Jesus, “Cristo é o nosso Cordeiro Pascal”. Cristo é a nossa verdadeira Páscoa.


Na verdade a interpretação Teológica, passa a ter uma nova direção por causa dos ensinos de Jesus. Destaco aqui, o chamado ponto de Convergência, O ponto de Convergência na narrativa bíblica é a pessoa de Jesus. Tudo se converge para Jesus e em Jesus. Paulo diz aos Romanos diz, “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas”, lembra desta expressão paulina?


Para o judeu, Comemorar a páscoa tinha tudo a ver, com eles que ficaram escravos no cativeiro, nós cristãos dos dias de hoje, o que temos a ver com o cativeiro babilônico? a páscoa então é a comemoração da libertação do período de escravidão, Para nós comemorar a Páscoa sem o entendimento Neotestamentário (interpretação conforme o novo testamento), não tem sentido algum. 


Para definir a Páscoa usa-se o termo grego “Pessach”, que significa passar, a partir daí temos então uma definição da páscoa, de Escravidão em busca da liberdade.


Para nós, cristãos deste tempo, comemorar a páscoa só tem sentido quando a comemoramos centrado na pessoa de Jesus. Cristo é a nossa Páscoa!


Jesus é o centro da Páscoa e de todas s coisas para os cristãos de Hoje.


Cristo é a nossa Páscoa,

Feliz Páscoa!


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI.



Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page