PED: PT escolhe novos dirigentes em todo o país neste domingo (6)
- Jornal Daki

- 3 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Edinho Silva deve levar a Nacional e Diego Zeidan a Estadual; em São Gonçalo, Juliano Freitas será aclamado novo presidente do diretório municipal
Por Cláudio Figueiras

No próximo domingo (6), o maior partido de esquerda do dito mundo ocidental irá escolher seus novos dirigentes. O segundo turno da votação, caso necessário, será realizado em 20 de julho.
O Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) é uma espécie de "primárias" dos grupos e correntes internas sobre qual diretriz dirigente o partido irá tomar pelos próximos 4 anos, período regular de mandato das executivas das três esferas de direção (nacional, estadual e municipal).
O PED, de quebra, irá revelar quem chega mais forte e com cacife para as disputas eleitorais nos níveis local e regional já em 2026 e nos pleitos municipais de 2028.
Em nível nacional, quem deve levar a presidência é o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma do presidente Lula e majoritária dentro do PT. Corrente, aliás, que deve estar fortemente presente em todos os diretórios estaduais e municipais do país devido à natureza proporcional de distribuição dos assentos de acordo com o resultado eleitoral.
Os outros candidatos são Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Romênio Pereira (Movimento PT) e Rui Falcão (Novo Rumo).

No Rio, quem disputa a estadual é Diogo Zeidan (CNB) - filho do prefeito de Maricá Washington Quaquá - e o deputado federal Reimont.
O embate, segundo lideranças petistas, irá definir se o partido majoritariamente aceita ou não a liderança de Quaquá, principalmente no processo eleitoral em 2026, ano de sucessão no governo do estado, na Alerj, Câmara e Senado.
Por este motivo, reforçam as lideranças, ninguém crava um prognóstico, embora muitos admitam favoritismo de Diego Zeidan.
"Acho que o Diego ganha, mas tudo é possível", disse, de modo reservado, um dirigente que apoia Reimont.
Já em São Gonçalo, é o exato oposto. Com candidatura única, o vereador Juliano Freitas, apoiado pelo deputado federal Dimas Gadelha, uniu o partido em torno do seu nome e deve ser aclamado presidente do diretório municipal no domingo.
A grande disputa no município - que vem mobilizando mais de 29 mil filiados na maior eleição do PT da história de São Gonçalo - será entre as chapas (6 ao todo) que fornecerão os nomes para compor os 36 assentos do Diretório e 12 da Executiva. Cada chapa possui, em média, 60 nomes, com número recorde de inscrições.
"O PT nos últimos anos ampliou seu protagonismo político no município, aumentou seu número de filiados e hoje é uma força consolidada por justiça social em favor da população mais vulnerável, que em nosso território infelizmente ainda é maioria. O nosso desafio, depois de construir essa unidade, é fazer o partido ainda mais forte, através de muito diálogo, mas também de muita luta, porque é na luta que a gente se encontra", disse Juliano Freitas, fazendo alusão ao nome de sua chapa.
As eleições do PT ocorrem em todo o território nacional no domingo, 6 de julho, da 9h às 17h, em locais pré-determinados que podem ser encontrados no site oficial do partido: https://ped2025.pt.org.br/.
Em São Gonçalo, a eleição será concentrada no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte.
O PED não era realizado desde 2019. Em 2023 os mandatos da Executiva Nacional e de todos os diretórios foram prorrogados até este ano,
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários