A guerra de Gaza ao Complexo de Israel
Por Helcio Albano
O mundo está em guerra. Além do banho de sangue que ocorre em Gaza, envolvendo israelenses e palestinos, são pelo menos + 15 conflitos quentes e sangrentos em todos os continentes do planeta. E grande parte deles no Oriente Médio, tendo como pano de fundo diferenças étnicas e religiosas.
As três maiores religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo) guerreiam entre si e contra si. Na Palestina o bicho pega pra valer entre judeus, árabes e persas cristãos e islâmicos, desde 1947, quando foi criado o Estado Sionista de Israel, que desde então vem ocupando e colonizando a região com a expulsão sistemática dos palestinos de suas terras.
As guerras no subcontinente atormentam ainda as populações de países como Síria, Iêmen e Afeganistão que, juntos, já enterraram mais de 1 milhão de cadáveres de muçulmanos xiitas e sunitas e de cristãos ortodoxos nos últimos 20 anos.
Na África, os jihadistas do Estado Islâmico seguem em batalha no Mali, Níger, Burkina Faso, Somália, Congo e Moçambique dentro de um contexto religioso e anticolonial. Já Etiópia e Sudão do Sul sofrem com conflitos étnicos internos fruto do retalhamento desses países feito pelas potências europeias no século XIX.
Além da guerra entre Rússia e Ucrânia no leste europeu, Armênia (cristã ortodoxa) e Azerbaijão (muçulmano) se trucidam pelo controle de Nagorno. No Oriente extremo, Mianmar entrou em guerra civil.
E aqui, no nosso quadrado, temos que lidar com a "guerra às drogas". Agora também com componente religioso com o surgimento do "Complexo de Israel".
Pra quê meteoro?
Siga @helcioalbano
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.