A pirralha e a vergonha eterna II, por Helcio Albano
- Jornal Daki
- 13 de dez. de 2019
- 3 min de leitura

Bozoliro é uma vergonha II.
A sueca Greta Thunberg, 16 anos, ativista ambiental, eleita personagem do ano pela revista Time nesta semana, é, como já dito nessa Coluninha, de longe, a representante-mor da Causa das causas urgentes da humanidade, que é a causa climática e ambiental.
Ela, na COP 25 sobre o tema em Madrid, fez um discurso condenando a omissão e o negacionismo dos governantes acerca das mudanças climáticas já sensíveis e evidentes no planeta, e que podem ter efeitos catastróficos e irreversíveis em todos os biomas e ecossistemas da Terra, trazendo devastação, miséria e extinção em massa de várias espécies terrestres e aquáticas, mudando para sempre a nossa relação com a própria vida após tanta morte, cada vez mais iminente e, se não fizermos nada agora, inevitável.
Lá pelas tantas, Greta citou o assassinato de três brasileiros da etnia Guajajara no Maranhão; mortos na semana passada "por defenderem a Floresta", o que é uma constatação mesmo a quilômetros de distância do hospício que nos tornamos.
Daqui do Brasil, perdendo novamente a chance de ficar quieto, o sujeito que ocupa a presidência transbordou azedume com a imprensa ao destacar a fala de de uma "pirralha dessa aí".
E repetiu, em exclamação:
"Pirralha!"
No dia seguinte, aferrado à sem-vergonhice orgulhosa após repercussão do desvario, nosso novo-normal, e incomodado com o reconhecimento da revista de maior prestígio mundial à Greta, Bozoliro, amofinado, disse que a jovem fazia ‘showzinho’ na Conferência.
Minha mãe sempre me dizia que era feio se trocar com crianças...
Plus
Atualizando nosso destruiômetro da semana. O que verdadeiramente importa:
1. Bozoliro assinou a medida provisória (MP) 910 que legaliza a grilagem de terras no Brasil, o que, na prática, libera geral o desmatamento e acelera a devastação da Amazônia;
2. Instituto do Senado prova por A + B que o Programa de emprego do governo é farsa para arrecadar em cima da fragilidade do trabalhador e de taxação do seguro-desemprego;
3. Petrobras anuncia que não fará mais refinaria no Comperj, com demissão em massa.
Bônus

O ex-vereador Marlos Costa deve trocar o PSB pelo PDT. O anúncio deve ser feito nos próximos dias.
E, com as bênçãos do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disputar a eleição em 2020 à prefeitura de São Gonçalo como cabeça de chapa. Com esse movimento, Neves já mira o Palácio Guanabara em 2022.
A arquitetura política vem sendo feita nas mais altas esferas dos dois partidos numa aliança nacional que ainda inclui a Rede de Marina Silva, comandado no município pelo professor André Correia.
Segundo apurado, o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB) e a new left dos movimentos Acredito e Renova BR apoiariam a candidatura, que teria Diego São Paio como vice, recriando, assim, a dobradinha que pouco faltou materializar-se em 2016.
O vereador e presidente da Câmara, Diney Marins (CIDA), também participa das conversas, e avalia duas propostas na mesa: participar do projeto Marlos prefeito, com garantia de presidir a Câmara por mais um biênio além de uma candidatura forte à Brasília em 2022.
Ou ele mesmo, Diney, assumir uma candidatura pelo PSC com apoio do governador Wilson Witzel, que já o convidou, e explica sua aproximação política com a bancada e o eleitorado da bala.

O terreno no PDT gonçalense, antes minado para a entrada de Marlos, foi pessoalmente preparado por Neves para a chegada do novo correligionário, isso incluiu a pacificação com o antigo desafeto [dos tempos de PT] e presidente do partido na cidade, Miguel Moraes, o 'nada-contra' de Henrique Porto e Randal Farah e o abraço apertado da titia Aparecida Panisset à candidatura do garoto do Alcântara.
Agora embolou.
Bônus Track
Amanhã (14/12) a rapaziada progressista vai se reunir no Business Center dando o pontapé inicial nos debates, formulação e organização políticas buscando viabilizar alianças e, que sabe, uma possível unidade de ação de olho nas eleições 2020.
Os pré-candidatos à prefeitura, Prof. Josemar Carvalho e Isaac Ricalde e o dirigente partidário Vanderlei Dias estarão à mesa, representando PSOL, PCdoB e PT, respectivamente. Também compõem a mesa Sônia Jardim, coordenadora do Desenvolve São Gonçalo, e Andrea Tinoco, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ.
Vários movimentos e coletivos sociais, culturais e artísiticos marcaram presença. E pelo menos nos grupos de whatsapp a galera tá animada. Vai aí o serviço:
Business Center
Local: Rua Feliciano Sodré, 78 - 20º Andar.
Horário: 13h às 17h.
Cerveja: Quando acabar, cada um paga a sua no Rodo Bier.

Helcio Albano é jornalista e editor do Jornal Daki.

