Desocupação atinge no 3º trimestre a menor marca da série histórica
- Jornal Daki

- 55false59 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
- 1 min de leitura
Segundo o IBGE, dois estados registraram queda na desocupação com relação ao segundo trimestre do ano

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% no terceiro trimestre de 2025, a menor desde que a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua começou, em 2012. No entanto, a melhora foi registrada em apenas duas das 27 unidades da federação, nas demais, os índices ficaram estáveis.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A desocupação entre as mulheres ficou em 6,9%, enquanto que entre os homens foi 4,5%. Por cor ou raça, os brancos registraram 4,4%, abaixo da média nacional; já pretos e pardos ficaram com 6,9% e 6,3%, respectivamente.
No quesito escolaridade, quem possui ensino médio incompleto enfrenta a maior taxa (9,8%), enquanto quem tem ensino superior completo registra apenas 3,0%.
Segundo o analista da pesquisa, William Kratochwill, “a taxa de desocupação diminuiu devido a um aumento marginal, não significativo, da ocupação e esse aumento promoveu a diminuição do tempo de procura”.
Ou seja, embora o dado global fique melhor, o avanço ainda é modesto e os desequilíbrios regionais, de gênero e de escolaridade continuam evidentes.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários