Acordo Mercosul-UE vai beneficiar agricultura familiar, diz ministro
- Jornal Daki
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
Produtos como café, frutas e açaí poderão ser exportados sem taxa. Governo trabalha em programa para capacitar agricultores

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta terça-feira (20/1) que o acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia vai beneficiar a agricultura familiar no Brasil. Segundo o titular da pasta, pequenos produtores vão passar a vender a produção ao mercado europeu de forma facilitada.
“Os agricultores familiares vão ganhar muito com esse acordo. Quem predomina na produção de café no Brasil? São os agricultores familiares, no Brasil inteiro. Eles vão ganhar muito, inclusive porque agora eles poderão vender o café, que já tiver processado, sem taxas para a União Europeia”, destacou o ministro.
Ele deu o exemplo de produtos como café, açaí e frutas, que poderão expandir a exportação para países europeus a partir do acordo. “Os agricultores familiares poderão vender seus produtos na Europa sem taxas. E assim vão ganhar muito, abrindo todo um mercado para a agricultura familiar brasileira, que, acho, vai bombar”, destacou Teixeira em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
O tratado foi assinado no sábado (17/1) em uma cerimônia em Assunção, no Paraguai. Agora, precisa ser ratificado pelo parlamento europeu e o legislativo dos países que integram o Mercosul. A expectativa do governo brasileiro é que a medida entre em vigor no segundo semestre do ano.
O titular do Desenvolvimento Agrário também revelou que o governo trabalha na recriação de um programa nacional de assistência técnica em extensão rural, que vai auxiliar na capacitação de pequenos agricultores. O objetivo é fornecer assistência para que o produtor consiga se adequar às regras exigidas para entrada de produtos em países europeus.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































