Em semana de julgamento de Bolsonaro, Senado terá sessões híbridas
top of page

Em semana de julgamento de Bolsonaro, Senado terá sessões híbridas

Senadores pediram votações remotas ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que pautou PEC dos Precatórios e novos prazos de inelegibilidade

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), determinou que as sessões desta semana serão semipresenciais. A decisão se deu após receber pedidos de senadores pelo formato híbrido, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), que se inicia na terça-feira (2/9).

A Mesa determinou que as sessões do plenário, que incluem a votação da PEC dos Precatórios, do projeto que muda os prazos da inelegibilidade e o PL do Devedor Contumaz, serão semipresenciais. A determinação foi seguida pelas comissões temáticas do Senado. O Metrópoles apurou que Alcolumbre acatou pedidos de senadores, que citaram agendas nos Estados e o julgamento de Bolsonaro.


Bolsonaro e outros sete integrantes do seu governo serão julgados nesta terça por envolvimento em uma suposta trama golpista para impedir a posse do governo de Lula (PT). Eles são acusados de pelo menos seis crimes pela Procuradoria- Geral da República (PGR), incluindo organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.

O início do julgamento de Bolsonaro deve acontecer com o presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, abrindo a sessão que dá início ao processo contra o ex-presidente. Após a abertura, o ministro-relator da ação penal, Alexandre de Moraes, deve apresentar o “resumo do caso”. Depois da apresentação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para sustentar a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pede a condenação de Bolsonaro e de sete aliados.


O veredito, no entanto, não se dará logo na terça. Zanin reservou cinco sessões para o julgamento, sendo a última delas na sexta-feira (12/9).

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page