top of page

Jornalista admite não ter provas contra Moraes e pede desculpas

A falsa denúncia do jornalista estadunidense foi o estopim para o dono do X, Elon Musk, iniciar uma série de ataques a Moraes, incitando os bolsonaristas a fazerem o mesmo sob uma suposta luta contra a censura e pela liberdade de expressão no Brasil


Shellenber foi ouvido nesta quinta na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado/Foto: Agência Brasil
Shellenber foi ouvido nesta quinta na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado/Foto: Agência Brasil


DCM - O jornalista autor da denúncia sobre os “Twitter Files”, Michael Shellenberger, assumiu em sua conta no X que não tem provas de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçou o advogado do Twitter Brasil com processos criminais para que a rede social respeitasse os mandados de “censura”.


“Alexandre de Moraes e outros funcionários do governo ameaçaram processar criminalmente o advogado do Twitter no Brasil se ele não entregasse informações privadas e pessoais, incluindo números de telefone das pessoas e suas mensagens diretas pessoais”, escreveu o estadunidense na última terça-feira (9).


Já nesta quinta-feira (11), Shellenberger mudou o discurso e afirmou que não tem “provas de que Moraes tenha ameaçado processar criminalmente o advogado brasileiro do Twitter”.


A falsa denúncia do jornalista estadunidense foi o estopim para o dono do X, Elon Musk, iniciar uma série de ataques a Moraes, incitando os bolsonaristas a fazerem o mesmo sob uma suposta luta contra a censura e pela liberdade de expressão no Brasil.


“No texto acima eu inadvertidamente misturei a exigência de Moraes de desmascarar as identidades das pessoas que usaram essas hashtags com casos diferentes. Lamento o erro e peço desculpas pelo meu erro”, concluiu Shellenberger em seu novo pronunciamento.


Na segunda-feira (8), Shellenberger foi entrevistado pelo Poder 360°. Perguntado sobre as denúncias, apenas com achismos em suas falas, em nenhum momento ele conseguiu responder diretamente quais seriam as ameaças ou o teor dos e-mails que Moraes teria enviado aos funcionários do Twitter Brasil.


“Somente sei que Alexandre de Moraes está mencionado”, afirmou sem especificar que o magistrado foi ou não o responsável pelas mensagens. “É importante dizer que a gente só tinha acesso aos e-mail dentro do X, e a gente não tinha visto nenhum documento do governo. Nada foi mandado”.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page