Lula diz ter achado que carta de Trump era “material apócrifo”
- Jornal Daki

- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Lula critica tom da mensagem enviada por Trump, defende soberania brasileira e promete resposta à tarifa de 50% se não houver acordo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter considerado a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um “material apócrifo” — que ataca a honra. Em entrevista à TV Record exibida na noite desta quinta-feira (10/7), Lula disse estranhar o “envio” da correspondência por meio da Truth Social (rede social de Trump) e questionou a legitimidade e o conteúdo da mensagem, que trata de política comercial e menciona o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não é costume você ficar mandando correspondência para o presidente da República por meio do [próprio] site oficial”, disse Lula. “O Brasil é um país que, se o presidente Trump conhecesse um pouquinho, ele teria mais respeito.”
A carta, publicada por Trump em suas redes sociais, anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. Na mensagem, o presidente norte-americano associa a decisão a supostas práticas comerciais desleais do Brasil e críticas ao tratamento dado a plataformas digitais norte-americanas. Além disso, defende Bolsonaro, chamando seu julgamento de “caça às bruxas” e cobrando o fim do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em resposta, Lula destacou que a Justiça brasileira é autônoma e que o processo contra Bolsonaro não é político. “Se o que o Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e correndo risco de ser preso. Porque feriu a democracia, feriu a Constituição”, afirmou.
O presidente brasileiro também criticou Trump por tentar interferir em temas internos, como a regulação de empresas de tecnologia. “Aqui quem estabelece as regras somos nós: o Congresso Nacional, o Judiciário. Quem atua no país precisa respeitar nossas leis.”
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários