top of page

PF diz a Moraes que uso de tornozeleira não evitaria fuga de Bolsonaro

PF alerta que monitoramento eletrônico pode falhar e defende vigilância 24h dentro da casa de Bolsonaro para reduzir risco de fuga

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não seria suficiente para impedir uma eventual fuga. Em manifestação enviada nesta terça-feira (26/8), com sugestões sobre como proceder na vigilância do ex-mandatário, a corporação explicou que o equipamento depende de sinal de telefonia, sujeito a falhas e até a interferências deliberadas que poderiam retardar a detecção de violações.

Segundo a PF, mesmo com equipes de prontidão em tempo integral, nas imediações da casa de Bolsonaro, conforme determinado pelo ministro nesta terça, a tornozeleira permitiria ao custodiado tempo hábil para escapar, caso tivesse essa intenção.


Para minimizar riscos, os investigadores defendem medidas mais rígidas, como acompanhamento presencial dentro da casa de Bolsonaro, com vigilância, até mesmo, do fluxo de veículos e pessoas próximas à residência do ex-presidente, em Brasília, onde ele cumpre prisão domiciliar desde o diz 4 de agosto.

A manifestação foi enviada em resposta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que sugeriu reforço no monitoramento após solicitação do líder do PT, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).


O parlamentar alegou haver risco concreto de fuga do ex-presidente, inclusive a possibilidade de refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos de sua casa.


Moraes acolheu a recomendação e determinou a intensificação do policiamento na região. O ministro destacou que a vigilância deve ocorrer sem medidas “intrusivas da esfera domiciliar” ou que perturbem a vizinhança.

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page