top of page

PF prende dono de rede atacadista do DF na operação Lesa Pátria

No total, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais em diversos estados brasileiros, incluindo busca e apreensão, prisão preventiva e monitoramento eletrônico

O empresário Joveci Xavier de Andrade. Créditos: Redes Sociais
O empresário Joveci Xavier de Andrade. Créditos: Redes Sociais



DCM - Nesta quinta-feira (29), o empresário Joveci Xavier de Andrade, dono de uma rede atacadista em Brasília, foi preso na operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal (PF).


Autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a operação visa investigar o financiamento de atos antidemocráticos ocorridos em janeiro do ano passado.


No total, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais em diversos estados brasileiros, incluindo busca e apreensão, prisão preventiva e monitoramento eletrônico. A ação abrange também a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos envolvidos, com estimativas apontando danos ao patrimônio público de até R$ 40 milhões.



Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, incitação ao crime, entre outros. Os mandados de busca e apreensão e prisão estão sendo executados em estados como Tocantins, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.


A Operação Lesa Pátria tem origem em quatro frentes de investigação abertas após os ataques aos três Poderes. Uma delas concentra-se nos possíveis autores intelectuais, incluindo as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra visa identificar os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte dos bolsonaristas para Brasília.



O terceiro foco da investigação volta-se para os vândalos, buscando individualizar a conduta dos envolvidos na depredação dos prédios em Brasília. A quarta linha de apuração investiga autoridades que foram omissas durante os eventos de 8 de janeiro, facilitando a atuação dos golpistas.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page