top of page

Prefeitura e Águas do Rio são sócias do descaso em São Gonçalo

Por Helcio Albano

Audiência foi de grande apelo popular/Foto: Reprodução TV Câmara
Audiência foi de grande apelo popular/Foto: Reprodução TV Câmara

"O Município é o ente concedente dos serviços da Águas do Rio" Touchè! Por ora, guarde essa frase.


Assisti na semana passada, pela TV Câmara, a audiência pública com parlamentares, população e superintendente-diretor da Águas do Rio (Aegea), empresa que se transformou num pesadelo para os gonçalenses desde novembro de 2021, quando assumiu os serviços de saneamento e distribuição de água na cidade no lugar da recém-privatizada Cedae.


Bom, se houvesse algum tipo de discernimento social e pressão política, a Cedae não teria sido vendida. Agora Inês é morta. Embora, nesses casos, acredite na simbologia de Lázaro em reverter uma pataquada que já nos custa caro. Coisa que países que privatizaram seus serviços de saneamento já estão fazendo, reestatizando suas empresas.


No início da Coluninha pedi pra você, leitor, guardar uma frase. Pois bem, ela foi dita pelo filho caçula do capitão, Douglas Ruas (PL). O deputado, numa simulação de indignação combinada com os "russos", nesse caso o representante da empresa, acabou entregando o pudim.



A responsável-mor pelos absurdos cometidos pela Águas do Rio em São Gonçalo é a Prefeitura, "ente concedente dos serviços". Portanto, vale a máxima: só fazem com a gente o que a gente deixa!


Tudo fede - literalmente! Nunca houve por parte do governo Nelson (PL) vontade em fiscalizar a maldita empresa. Apenas omissão e maquiagem, enquanto a Águas do Rio esfola o gonçalense em conluio covarde e criminoso com a Prefeitura.


Aliás, cadê o bilhão, capitão?


Plus

Tem eventos que são tão importantes, que você não manda emissários, vai pessoalmente.


A omissão inaceitável da Prefeitura nas discussões sobre a Águas do Rio desde que a empresa assumiu os serviços de saneamento na cidade também foi sentida na audiência com a ausência do prefeito no entrevero.


"Ah, mas mandou o filho!"


Bem, o filho quer ser, mas ainda não é o prefeito.


Bônus

Aliás, uma pena ninguém ali pegar o mote do "ente concedente" pra apertar o filho do capitão. Afinal num era ele o "O Secretário" bambambam daquela secretaria de nome grande responsável em "pensar" São Gonçalo?


Seria a tragédia da Águas do Rio em São Gonçalo caso pensado?


Bônus-Track

A Aegea passa por maus bocados. Não em São Gonçalo, onde o governo garante à empresa vida mansa. Mas em Manaus. A população não aguenta mais a empresa que opera a "Águas de Manaus" desde o ano 2000.


Em 2021, o prefeito David Almeida - que por coincidência é do Avante, partido original do capitão - pediu um estudo pra tornar o contrato caduco e se livrar de uma vez por todas da Aegea, que tem concessão de operação dos serviços até 2045.


Pobres manauaras!


Pobres gonçalenses!


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso Canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page