top of page

Prefeitura pinta monumentos da Praça dos Ex-Combatentes

Local vem sofrendo processo de degradação desde os anos 1980

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com atrativos para todas as idades, a Praça dos Ex-Combatentes, no Patronato, passa por uma revitalização para dar mais conforto e segurança aos seus frequentadores. Com um rico acervo da 2ª Guerra Mundial, o local abriga a memória dos pracinhas, soldados veteranos que integraram as forças aliadas. Além de ser um museu a céu aberto, o espaço também possui parque infantil, academia da melhor idade, além de um grupo da Ginástica na Praça que realiza atividades regulares.

As ações são realizadas pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da subsecretarias de Iluminação Pública e Parques e Jardins, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. "Essa é uma praça muito importante não apenas para São Gonçalo, mas para o Brasil. Ela guarda parte da memória dos nossos bravos combatentes que lutaram na segunda grande guerra. Estamos revitalizando e contamos com a colaboração da população para manter esse equipamento em ótimo estado de conservação", disse o prefeito Nelson Ruas (PL).

No local, já foram realizados os serviços de poda de árvore, iluminação, recuperação de mesas e bancos de concreto e limpeza. Seguem em andamento as pinturas dos equipamentos bélicos, pinturas de mesas e bancos e a recuperação da base de apoio das peças e estruturas em geral, como o painel de mármore. Após essa etapa, será iniciada a recuperação das descrições em metais, bem como a manutenção dos brinquedos e da academia da melhor idade.

ree

Frequentadora da praça de domingo a domingo, a moradora do Porto da Pedra, Marilene Lopes, de 72 anos, espera há mais de um ano por melhorias nos equipamentos de ginástica e vê com bons olhos as intervenções da prefeitura. "É necessário ter um espaço como esse para as pessoas usarem, que atende todas as idades, mas precisamos de melhorias. O aparelho que eu mais usava está quebrado há mais de um ano e estou ansiosa pelas melhorias", ressaltou, sem deixar de realizar as suas atividades.



Gerônimo Antunes, 68 anos, morador do bairro e frequentador da praça, viu outras revitalizações acontecerem que duraram pouco. Agora espera que a Prefeitura realmente mantenha o lugar preservado:


"A Prefeitura vem, pinta, conserta e na semana seguinte tá tudo pichado e vandalizado de novo. É uma pena, é uma praça que tem um diferencial bacana que deveria ser melhor preservado", disse.


História

A Praça dos Ex-Combatentes, inaugurada em em outubro de 1970, destina-se à preservação da memória dos gonçalenses participantes da Segunda Guerra Mundial. A obtenção das peças que hoje compõem o acervo ficou a cargo da Associação dos Ex-Combatentes, criada em 1968, cujos membros negociaram com as Forças Armadas a doação dos objetos.



As obras foram iniciadas pelo prefeito Osmar Leitão Rosa e inaugurada por seu sucessor José Alves Barbosa.


Estão expostos armamentos e artefatos utilizados na guerra, tais como um canhão antiaéreo, uma mina marítima, uma carga de profundidade (antissubmarino), um lança morteira, um tanque de guerra, uma âncora e uma hélice de avião. Na parte central da praça, temos três mastros, que correspondem às bandeiras municipal, estadual e nacional, o brasão e o mapa do Brasil.


Pelo menos desde aos anos 1980 a praça passa por processos de deterioração com a depredação dos artefatos de guerra e dos monumentos ali dispostos. Sofrendo, de tempos em tempos, intervenção da Prefeitura de revitalização.



Em 2015, o tanque sofreu uma intervenção artística/política do ativista Fabiano Barreto que, para chamar atenção das pessoas para o monumento, pintou o blindado de rosa. A ousadia correu mundo e deixou o gonçalense famoso.


ree

Fontes

Patrimônio cultural gonçalense: (re)conhecer a pluralidade local. Rui Aniceto Fernandes (org.).


ree




Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page