Pela terceira vez seguida, BC mantém taxa Selic em 15% ao ano
- Jornal Daki
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
Manutenção da taxa no patamar atual era esperada pelo mercado financeiro. Decisão se deu de forma unânime entre membros do colegiado

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (5/11), manter a taxa básica de juros do país, a Selic, em 15% ao ano. A decisão foi unânime entre os membros do colegiado.
Esta é a terceira reunião consecutiva em que a taxa permanece no mesmo patamar, após sete aumentos seguidos, que elevaram a taxa ao maior patamar desde 2006.
A política monetária restritiva teve início em setembro do ano passado, quando o comitê decidiu interromper o ciclo de cortes e elevar a Selic, que passou dos então 10,50% ao ano para 10,75% ao ano.
No comunicado, o comitê afirmou que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.
“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, afirmou o texto.
O texto disse, ainda, que o cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária.
O BC ressaltou que avalia que a estratégia de manutenção da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta.
“O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































