Presidente da Alerj ajudou TH Joias a fugir de casa e destruir provas
- Jornal Daki
- há 34 minutos
- 2 min de leitura
PF aponta que Bacellar sabia da alteração de número de telefone de TH Joias e atuou para encobrir o deputado de investigações

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil-RJ), ajudou na fuga do deputado estadual TH Joias (sem partido) antes da chegada da Polícia Federal, apontam investigações da corporação. Bacellar foi preso preventivamente nesta quarta-feira (3/12).
Além de determinar a prisão de Bacellar, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes citou o envolvimento de Bacellar nos “fundados indícios do vazamento de informações sigilosas que frustraram o cumprimento de operação em face de Thiego Raimundo dos Santos Silva, vulgo TH Joias, no âmbito das Operações Zargun, em 3 de setembro de 2025”.
TH Joias é investigado pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de armas e drogas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi preso em setembro deste ano.
Segundo a PF, Rodrigo Bacellar também tinha conhecimento prévio da alteração do número de telefone de TH Joias e o orientou a remover objetos suspeitos de casa, o que indicaria um envolvimento para encobrir TH de investigações.
A PF argumenta que é “inequívoco o conhecimento prévio e o direcionamento das ações de TH pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar, agente político anômalo na cadeia hierárquica em que transitam informações sigilosas oriundas dos órgãos estatais”.
A Polícia Federal alega que a materialidade dos crimes e os indícios de sua autoria estão “inequivocadamente comprovados” por imagens de câmeras de segurança e registros de entrada do Condomínio Mansões, além do conteúdo do celular apreendido de TH Joias.
“Os fatos denotam que a atuação de Rodrigo Bacellar teve o condão de frustrar o sucesso da operação policial na apreensão de bens de interesse das investigações subjacentes”, diz a PF.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































