Projeto prevê instalação de mais de 200 mil câmeras de monitoramento no Estado do Rio
- Jornal Daki
- há 1 minuto
- 2 min de leitura
Programa Sentinela, lançado nesta quinta-feira (22), colocará os primeiros equipamentos em Copacabana e em Belford Roxo

Mais de 200 mil câmeras de monitoramento, com inteligência artificial, serão instaladas no Estado do Rio. É o que prevê o Programa Sentinela, lançado nesta quinta-feira (22), pelo Governo do Rio, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. Os primeiros equipamentos serão postos em Copacabana, outro bairro da Zona Sul, e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Segundo o governo, o projeto tem como objetivo fortalecer a segurança pública, a governança e a qualidade de vida nos municípios fluminenses. A iniciativa é considerada o maior programa de tecnologia aplicada à segurança publica da América Latina e contará com equipamentos tecnológicos de alta qualidade.
"A tecnologia é o DNA do nosso governo. Seguimos investindo em equipamentos de ponta para garantir melhores condições de trabalho, especialmente na área da segurança pública e hoje apresentamos à sociedade uma ferramenta que terá um papel fundamental. O programa Sentinela vai unir o estado aos municípios com um novo conceito de segurança", destacou o governador Cláudio Castro.
O programa será estruturado em cinco eixos: Cidades Inteligentes, Inovação, Privacidade, Conectividade e Diálogo. Ainda de acordo com o governo, também oferecerá um conjunto de ações para desenvolvimento urbano sustentável e humano, além da prevenção da violência.
O Sentinela contará com um moderno sistema de monitoramento, que inclui câmeras com reconhecimento facial, leitura automatizada de placas de veículos e análise inteligente e tecnológica de imagens.
Também está prevista a instalação de balanças digitais para controle de peso em rodovias, scanners para inspeção de cargas e veículos, além de softwares específicos.
Além da segurança pública, o projeto ainda atenderá outras áreas, como meio ambiente e urbanismo.
Para a elaboração do programa, equipes técnicas do estado realizaram estudos ao longo de três anos, visitando grandes centros de videomonitoramento na China, no Reino Unido, no México e nos Estados Unidos. Também conheceram centros tecnológicos em municípios brasileiros, como: São Paulo, Bahia e Espírito Santo.
O Governo do Rio já iniciou o projeto de licitação para a execução do serviço. A previsão é de que os primeiros equipamentos sejam instalados em até seis meses.
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































