Projeto prevê instalação de mais de 200 mil câmeras de monitoramento no Estado do Rio
top of page

Projeto prevê instalação de mais de 200 mil câmeras de monitoramento no Estado do Rio

Programa Sentinela, lançado nesta quinta-feira (22), colocará os primeiros equipamentos em Copacabana e em Belford Roxo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais de 200 mil câmeras de monitoramento, com inteligência artificial, serão instaladas no Estado do Rio. É o que prevê o Programa Sentinela, lançado nesta quinta-feira (22), pelo Governo do Rio, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. Os primeiros equipamentos serão postos em Copacabana, outro bairro da Zona Sul, e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Segundo o governo, o projeto tem como objetivo fortalecer a segurança pública, a governança e a qualidade de vida nos municípios fluminenses. A iniciativa é considerada o maior programa de tecnologia aplicada à segurança publica da América Latina e contará com equipamentos tecnológicos de alta qualidade.


"A tecnologia é o DNA do nosso governo. Seguimos investindo em equipamentos de ponta para garantir melhores condições de trabalho, especialmente na área da segurança pública e hoje apresentamos à sociedade uma ferramenta que terá um papel fundamental. O programa Sentinela vai unir o estado aos municípios com um novo conceito de segurança", destacou o governador Cláudio Castro.


O programa será estruturado em cinco eixos: Cidades Inteligentes, Inovação, Privacidade, Conectividade e Diálogo. Ainda de acordo com o governo, também oferecerá um conjunto de ações para desenvolvimento urbano sustentável e humano, além da prevenção da violência.

O Sentinela contará com um moderno sistema de monitoramento, que inclui câmeras com reconhecimento facial, leitura automatizada de placas de veículos e análise inteligente e tecnológica de imagens.


Também está prevista a instalação de balanças digitais para controle de peso em rodovias, scanners para inspeção de cargas e veículos, além de softwares específicos.

Além da segurança pública, o projeto ainda atenderá outras áreas, como meio ambiente e urbanismo.


Para a elaboração do programa, equipes técnicas do estado realizaram estudos ao longo de três anos, visitando grandes centros de videomonitoramento na China, no Reino Unido, no México e nos Estados Unidos. Também conheceram centros tecnológicos em municípios brasileiros, como: São Paulo, Bahia e Espírito Santo.


O Governo do Rio já iniciou o projeto de licitação para a execução do serviço. A previsão é de que os primeiros equipamentos sejam instalados em até seis meses.

*Com informações O Dia

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page