top of page

Rodrigo Santos lança livro de contos 'Carcará' na sexta, 27

Lançamento será feito pelo canal do YouTube da editora Malê

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O escritor gonçalense, Rodrigo Santos, lança na próxima sexta (27), às 19 horas, o livro de contos "Carcará", no canal do YouTube da Editora Malê. A obra, com 14 contos inéditos, apresenta um denso tecido urbano, periférico, com diversos tons e subjetividades dos comuns, que vivem e tentam se equilibrar diante de mazelas sociais e, principalmente, de questões emocionais como: a solidão, o sentimento de abandono, o medo da morte e da violência.



Nas narrativas de Rodrigo, as camadas menos sublimes da vida estão expostas. O autor expõe, sem reservas, quebraduras, cheiros, cores e fluxos do corpo humano, como em O Carona: “Assim que voltou a si, olhou para sua perna e viu que um rasgo lateral na carne ia do joelho até quase a cintura. A carne branca, exposta como um pedaço de banha de porco, e o sangue capilando lentamente”



"Diferentemente dos romances, nos contos eu sigo a máxima atribuída ao segundo maior escritor argentino (o primeiro é Borges), Julio Cortázar. Diz que o romance deve vencer por pontos, o conto deve vencer por nocaute. Nos contos, eu busco o desconforto, o estranhamento. Esse espelho invertido que é o outro que nem sempre queremos olhar", disse Rodrigo Santos ao Daki.

ree

Nos contos da coletânea, repletos de uma oralidade urbana fluminense, Rodrigo transita do real para o fantástico, como por exemplo, no texto que dá título ao livro, onde um carcará oportunista e ortodoxo conversa com um moribundo: “Em vez de ‘pega, mata e come’, é mais uma ‘opa, tá dando mole ali vou comer’.



"É uma grande vitória para um escritor de São Gonçalo, lançar mais um livro por uma editora de alcance nacional - e, dessa vez, a editora que publica ninguém mais, ninguém menos que a Conceição Evaristo. É mais um passo na longa trajetória, e um passo importante", finaliza Rodrigo, conhecido como "O Bardo" nas Bandas D'além, São Gonçalo.




Rodrigo Santos, 45 anos, é escritor, professor e roteirista. É autor do romance policial "Macumba", publicado pela Mórula Editorial e idealizador do evento "Uma Noite na Taverna". Já participou em diversas coletâneas de contos, algumas pela Flup – Festa Literária das periferias.


Carcará é seu primeiro livro individual de contos.


ree

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page