top of page

Café literário faz a diferença para alunos do Colégio Amaral Peixoto, no Lindo Parque

Evento ocorreu no sábado (6) e contou com a presença do professor e escritor Erick Bernardes conversando sobre literatura e história d município

Erick em ação/Foto: acervo-divulgação
Erick em ação/Foto: acervo-divulgação

No último sábado, dia 6 de Maio, o Colégio Municipal Amaral Peixoto realizou um evento cultural que encantou a todos os presentes. O café literário, que aconteceu na Sala de Leitura Monteiro Lobato, teve a presença de convidados especiais, como a poeta Elizabeth a editora e escritora Marina Tiago, a contadora de histórias e Bibliotecária Beatriz Azevedo e o cronista gonçalense do Jornal Daki, Erick Bernardes.


Durante o evento, foram discutidos diversos assuntos relacionados à literatura e à cultura e houve contação de histórias.


Um dos temas abordados foi a importância da poesia nas escolas e sua influência na formação dos jovens. Além disso, os participantes conversaram sobre a participação da mulher na escrita literária e os efeitos terapêuticos e educativos que a leitura pode proporcionar.


Os alunos do colégio se divertiram, aprenderam e interagiram com os convidados, que compartilharam suas experiências pessoais como escritores e suas visões sobre a literatura.



"Falar sobre a minha experiência pessoal como escritor foi bacana, os alunos se identificaram, além de narrar os fatos históricos acerca dos bairros gonçalenses. Ainda mais pelo fato de eu morar no Lindo Parque, lugar onde o colégio se localiza e onde a maioria dos alunos reside", disse o professor e escritor Erick Bernardes, autor da coleção de livros "Cambada", que discorre sobre os bairros gonçalenses.


A contadora de histórias e Bibliotecária Beatriz Azevedo celebrou o momento incrível de troca com os alunos de comunidades periféricas:


"O Café Literário foi um momento incrível de troca com os alunos, é muito gratificante pra gente que trabalha com leitura e contação de histórias quando o jovem busca por vontade própria participar de momentos como esse. São eventos assim que conseguem trazer outras perspectivas para os jovens que vivem em comunidades periféricas. A presença dos escritores instiga os alunos e mostra que é possível buscar uma realidade diferente e ir atrás dos seus sonhos", arrematou Beatriz.


Valéria Morgado, responsável pela sala de leitura, agradeceu a presença de Bernardes na escola e afirmou que os Cambadas são um exemplo que cativa os alunos:


"Ter o nosso autor Erick Bernardes prestigiando o Café Literário no Colégio Amaral Peixoto foi algo extremamente gratificante. Ouvir as suas histórias dos lugares de São Gonçalo foi um marco de mudança em nossos alunos. Em breve vamos para mais momentos e novas histórias. Cambada sendo um exemplo nas escolas", disse.


E fez-se jus ao nome "café literário", pois, ao final da atividade cultural, houve um café da manhã delicioso com toda a equipe de educadores da escola e os seus convidados. O autor Erick Bernardes doou à Sala de Leitura Monteiro Lobato a coleção dos seus livros que, aliás, já eram trabalhados com os alunos pela professora Valéria Morgado.


Foi um grande sucesso e mostrou que a cultura pode ser uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento dos jovens.


"O Colégio Municipal Amaral Peixoto está de parabéns por proporcionar uma experiência tão enriquecedora aos seus alunos e por valorizar a literatura e a cultura em sua programação educacional", finalizou Bernardes.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page