Diabetes dispara mais de 130% em capitais; ultraprocessados e desigualdade impulsionam alta
O número de pessoas com diabetes nas capitais brasileiras cresceu 132% nos últimos 17 anos. Em 2006, o total da população que convivia com a doença em território nacional era de 1,5 milhão. No ano passado, chegou a 3,5 milhões.
Atualmente, 10% dos moradores das capitais com mais de 18 anos convivem com a doença. Os dados foram levantados a partir de informações públicas pelo Observatório da Atenção Primária à Saúde da Umane, associação independente e sem fins lucrativos que apoia iniciativas com impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo de pesquisas da Umane observa que crescimento acelerado da diabetes no Brasil está diretamente relacionado às mudanças nos padrões alimentares da população.
Há décadas a ciência demonstra a conexão entre o aumento do consumo de ultraprocessados e alimentos ricos em açúcar e gordura saturada e o risco de desenvolver diabetes.
Aspectos da desigualdade estrutural do Brasil também se refletem nos números sobre o diabetes. Em 2023, 65% das pessoas internadas com a doença (89.501) eram pretas ou pardas, enquanto 30% (41.295) eram brancas.
*Com informações Brasil de Fato
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.