Fachin e Moraes convidarão Lula pessoalmente para posse no STF
- Jornal Daki
- há 19 minutos
- 2 min de leitura
A cerimônia de posse da nova presidência do STF está marcada para 29 de setembro. Ministro Alexandre de Moraes será vice de Edson Fachin

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes vão convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a posse da nova presidência da Corte.
Após Fachin ter convidado o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), os ministros querem que Lula participe da cerimônia marcada para 29 de setembro.
Para isso, os dois magistrados mantêm contato com auxiliares do petista a fim de entregar o convite pessoalmente, como ocorreu com Alcolumbre na semana passada. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também será chamado para o evento.
A data marcará a saída de Luís Roberto Barroso do comando do STF, já que Fachin, atual vice, assumirá a presidência. Moraes será vice. A eleição para o cargo ocorreu de forma simbólica, seguindo o critério de rodízio por antiguidade.
Natural de Rondinha (RS), o ministro Edson Fachin é integrante titular do STF desde 2014. É doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado no Canadá. É autor de diversos livros e artigos.
Alexandre de Moraes, que será vice-presidente, nasceu em São Paulo (SP). Tem doutorado em direito do Estado, livre docência em direito constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.