top of page

Homem é preso em apartamento de luxo na Barra por tráfico internacional de drogas

Investigação começou após descoberta de cocaína escondida em meio a carga de sal marinho que iria do Rio para Bélgica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal prendeu um homem, nesta quarta-feira (11), durante uma ação contra uma quadrilha de tráfico internacional de drogas entre o Brasil e a Europa. O criminoso foi localizado em um apartamento de luxo da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A Operação Mare Salis também cumpriu mandados de prisão e sequestro de bens. 

Segundo a PF, o homem, que não teve a identidade divulgada, era um dos principais alvos da ação. No apartamento, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão contra empresas envolvidas no esquema criminoso, usadas para lavagem de dinheiro e operacionalizar remessas ilegais. As equipes ainda apreenderam um veículo do acusado, suspeito de ter vínculo com organizações transnacionais voltadas ao tráfico de drogas em larga escala, com atuação sofisticada e logística portuária.


As investigações tiveram início pós a apreensão de mais de 300 quilos de cocaína e ácido bórico no Porto do Rio, na área do Píer Mauá, em 17 de julho de 2024. O segundo consiste em um insumo químico controlado, por ser amplamente utilizado em fases do processamento da droga. Os materiais estavam escondidos em um contêiner carregado com sal marinho e tinham como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica, um dos principais pontos de entrada de entorpecentes na Europa.


As diligências realizadas pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ) identificaram que o preso foi o principal articulador da tentativa de exportação criminosa, sendo responsável por intermediar, organizar e dissimular a remessa das drogas. O contêiner partiu de um fornecedor sediado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e todo o embarque foi cuidadosamente estruturado para mascarar a presença dos entorpecentes em meio à carga lícita.


O acusado já tinha antecedentes criminais por estelionato e apropriação indébita. Ele responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas.

*Com informações O Dia

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page