top of page

IBP defende novas fronteiras de petróleo no Brasil após tensão global

Conflito no Oriente Médio teve uma nova escalada depois da entrada dos Estados Unidos na guerra, com o ataque a usinas nucleares no Irã

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Petróleo Gás (IBP) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (23/6), onde pede a ampliação das fronteiras de petróleo no Brasil diante do aumento de tensões no Oriente Médio. A diretoria executiva do IBP se reuniu na manhã desta segunda, no Rio de Janeiro, para discutir o impacto do conflito no mercado nacional de combustíveis fósseis.

“O IBP avalia que este episódio evidencia a importância do Brasil manter um regime regulatório e tributário robusto, que sustente os investimentos de longo prazo em campos já descobertos, bem como a necessidade de avançar na atividade de prospecção e exploração de novas acumulações de petróleo no Brasil”, defende o instituto.


Uma das zonas de novas explorações citadas pelo IBP é a Margem Equatorial, localizada entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. A previsão da Petrobras é investir mais de R$ 3 bilhões entre 2025 e 2029, com a perfuração de 16 poços.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já autorizou a petroleira a perfurar poços de exploração de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte. No entanto, o órgão ambiental tem resistido em liberar novas explorações de poços na Bacia da Foz do Amazonas, localizada no Amapá, diante do risco ambiental.


A Margem Equatorial é apontada como significativa para aumentar a produção de petróleo no Brasil.

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page