Os estoques de vento e de fumaça no Brasil
top of page

Os estoques de vento e de fumaça no Brasil

Por Helcio Albano


Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA

Dilma uma vez foi ridicularizada quando afirmou que uma alternativa pra gerar energia era estocar vento. Já era um sintoma da burrice e da estupidez que nos assolam que não compreendem uma metáfora.


E hoje descobri que pra ficar bilionário da noite pro dia é só estocar fumaça. Neste caso, dióxido de carbono (CO₂), transformado em créditos usados no mercado financeiro. Mas pra isso acontecer tem que se ser, primeiro: muito picareta.


Depois ter uma boa teia (teia, aqui, é melhor que rede) de relações com os poderes (oficial e do submundo) e, enfim, se passar por gente de bem, de preferência sendo pastor de uma black curch da vida.


LEIA MAIS


Seguindo o rastro dos negócios do Vorcaro (Master), a PF descobriu que o pai, a irmã e o cunhado tinham fundos controladores de empresas detentoras de créditos de carbono sem lastro ambiental, em cima de uma fazenda grilada da Amazônia que, por sua vez, obteve um laudo atestando estoque de CO₂ pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) usado pra enganar o mercado e inflar os valores do negócio.


E toda essa ciranda controlada pela Reag, gestora investigada por ligações com PCC e ao próprio banco Master.


Os valores impressionam. Com os "certificados" da Unesp nas mãos, duas empresas saíram do nada pra R$ 14 bi e R$ 31 bi respectivamente. Como? No papel, que era apresentado como garantia pra pegar empréstimos bancários e fazer a roda girar em cima de uma gigantesca pirâmide, que agora desaba pra desespero de muita gente.


O triste é não saber se os Vorcaros geram asco ou admiração.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

 
 
 

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page