top of page

Os verdadeiros descobridores do Brasil

Por Rofa Araújo


Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um os maiores fake news histórico e aprendido geração após geração é que quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500. E por que essa conversa agora, após mais de 524 anos do descobrimento de nosso país pelos portugueses?


Também no dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio ou de maneira mais correta, o Dia dos Povos Indígenas. Esses, sim, os verdadeiros descobridores do Brasil. Afinal de contas, cerca de 5 milhões dos povos originários já estavam aqui quando chegaram os europeus por essas bandas. Então essa “descobrimento” não valeu, mas somente os que eles fizeram, por ignorarem os povos que já estavam povoando as terras brasileiras?


É muita falta de consideração com quem realmente viveu aqui e construiu tudo que existia. E olha que esses “donos da terra” foram banidos onde moravam, ficando com quase nada e sofrendo um genocídio para que não resistissem e, realmente, fossem povoadas as terras que por aqui estavam.



Chamá-los de “povos originários” é um grande acerto, porque eles começaram tudo em toda essa área, até mesmo nos países vizinhos. No governo atual criou muito sabiamente um Ministério dos Povos Originários, comandado por um representante dos povos indígenas.

Quem melhor do eu eles mesmos para saber como cuidar de seu próprio povo?


Definir como “índio” é algo que soa pejorativo, pois eles são muito mais do que uma vestimenta exótica em relação ao “homem branco”. Eles possuem uma cultura que merecem respeito e precisa ser mais estudada, pois são, de verdade, a origem brasileira e não somente quando um europeu veio aqui em 1500 e “descobriu o Brasil”. É necessário que todos desde crianças conheçam e se fascinem como toda essa história fantástica de nossa terra.


Na Literatura, teve um tempo em que o índio foi retratado como herói e mostrado de maneira que encantava quem lia suas histórias até mesmo “baseada em fatos reais”. Depois, foram esquecendo um pouco e privilegiando a história contada ao longo de anos em que creditou-se aos portugueses a origem e descobrimento de nosso país.


Salve nossos povos indígenas! Povos originários que iniciaram as terras brasileiras, bem antes de 1500! Os verdadeiros descobridores do Brasil!!!  


Nos siga no BlueSky AQUI.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page