Prefeitura quer que o Rio seja reconhecido como capital honorária do Brasil
- Jornal Daki
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
A ideia é levar esse pedido ao presidente Lula na semana que vem, argumentando que a cidade merece esse título oficial por sua importância histórica e cultural

A prefeitura quer que o Rio seja reconhecido como capital honorária do Brasil e cidade federal. A ideia é levar esse pedido ao presidente Lula na semana que vem, argumentando que a cidade merece esse título oficial por sua importância histórica e cultural. Na prática, esse reconhecimento não vai trazer novas verbas nem mudar a administração da cidade, mas reforça a imagem do Rio como a grande vitrine do Brasil para o mundo. A intenção é que o decreto seja assinado em julho, durante a cúpula do Brics.
E tem um motivo especial para essa proposta surgir agora: 2025 é um ano marcante para o Rio. A cidade está completando 460 anos de fundação e também 50 anos desde a fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Essa fusão aconteceu em 1975, ainda na ditadura militar, quando o estado da Guanabara—que era basicamente a cidade do Rio—foi unido ao estado do Rio de Janeiro, que, na época, tinha Niterói como capital.
A mudança foi decretada pelo então presidente Ernesto Geisel em 1974 e implementada no ano seguinte, com o objetivo de integrar administrativamente as duas regiões. Mas essa decisão gerou muitas controvérsias, principalmente sobre identidade regional e impactos econômicos.
A Prefeitura argumenta que, desde que a capital foi transferida para Brasília, em 1960, e depois com a fusão de 1975, o Rio acabou prejudicado sem receber compensações adequadas.
Para tentar corrigir isso, um estudo de 61 páginas sugere medidas como dar prioridade a concursos públicos para o Rio, reinstalar gabinetes federais de cultura na cidade e impedir que órgãos federais ainda sediados por aqui sejam transferidos.
A proposta também se inspira em exemplos internacionais. Em Bonn, na Alemanha, por exemplo, a cidade manteve um status especial mesmo depois de perder o posto de capital para Berlim. Outro caso é São Petersburgo, na Rússia, que tem mais autonomia administrativa.
Segundo especialistas, um reconhecimento oficial do Rio como capital honorária pode ajudar a cidade a recuperar parte do protagonismo perdido, fortalecendo sua posição tanto no Brasil quanto no exterior.
*Com informações CBN
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comments