top of page

Tempo, Tempo, Tempo, Tempo... Por Paulinho Freitas


SÃO GONÇALO DE AFETOS

Passa tão rápido/Reprodução Internet
Passa tão rápido/Reprodução Internet

Eu saía do trabalho às 18h lá de Niterói, passava em casa para um banho e jantar. Lá pelas 22h começava minha caminhada pelas estradas da noite. Começava ali no bar do Horácio no Paraíso, onde bebia um “rabo de galo” e uma cerveja bem gelada, atravessava a rua e bebia mais uma no trailer do Joamigão. Pegava o ônibus, descia no centro de São Gonçalo, passava pelo Kaverna’s Bar onde uma canja com Fábio Morais era obrigatória; subia a Brasilândia, passava pelo Barrafas onde Denoir de Souza aquecia a garganta com um bom vinho e boa poesia na companhia de Alexandre Gomes.


Na Rua Mato Grosso o bar Vira e Mexe estava sempre lotado, Alexandre Fininho e Seginho Quental encantavam aquela jovem plateia com suas violas; no Araçá, Beto Baiano botava todo mundo pra dançar. Quando tinha carona ainda passava lá no Rocha, no bar do Argeu pra ver o Marquinhos Vime e ainda o Beto Lemos lá no Espelho Mágico do Mutondo.

Já amanhecendo bebia a saideira no Tôtonto ao som de Manuel o Audaz na magistral interpretação de Marlon Borges.


Lá pelas 13h de sábado acordava com uma Feliz preguiça já sabendo que a noite começaria tudo de novo, só o final não seria o mesmo porque sábado era dia de Aluçã, Juninho e Sidnei Peixinho nos bares do Porto Velho.

ree

Lá pelos lados do Porto da Pedra, Beth Bacellar e Vânia Siqueira abriam as portas do do Thisis Bar para os grandes saraus comandados por Jandilson, Elísio Castro, Valtenir, Silvinho Rebelde, Reinaldo Baso, Luciene Alves e tantos outros que amanheciam o dia com poesia, música, dança e artes plásticas.


Envelhecer em São Gonçalo é ter uma história bacana pra contar, é poder abraçar seus ídolos, é acordar todas as manhãs de um sonho feliz. O tempo podia ser mais generoso e passar mais devagar. Tempo, tempo, tempo, tempo... Dá um tempo!

ree

Paulinho Freitas é compositor, sambista e escritor.

ree


ree


1 comentário


jandmagno
14 de mai. de 2021

Viajei neste texto!

Grande época!

Sempre amei as noites gonçalenses, sob os protestos dos colegas de trabalho cariocas, saia do happ your do beco da sardinha direto para o Totonto , para encontrar Jurema Magno e seus amigos da Educação.

Curtir

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page