Jostenes, o goeludo
top of page

Jostenes, o goeludo

Por Helcio Albano


Imagem feita a partir de IA
Imagem feita a partir de IA

No meu bairro tinha um sujeito de nome Jostenes. Conhecido como o "goeludo". Ele era o melhor em tudo, segundo ele mesmo, claro. Por isso a alcunha: "goeludo."


Nas peladas de várzea aos domingos, esculhambava e tirava sarro de todo mundo: "Só tem perna de pau nisso daí!", repetia. Mesmo sem ninguém pedir sua opinião.


Numa dessas, um gaiato desafiou: "Entra lá e faz melhor..." Ao que o goeludo respondia: "Não posso, meu tendão tá estourado desde que o Odvan me arrebentou lá em Campos".


Um outro retrucou:


- Mas qual Odvan, o do Vasco?


- Ele mesmo! - confirmou o goeludo.


LEIA MAIS


E assim seguia Jostenes, apontado erro em tudo. E sempre nos outros. No vestir, nas amizades. E até nos amores alheios que, só via legítimos, se consagrados na igreja. Na sua igreja, onde era pastor, autodeclarado homem de bem, e exemplo a ser seguido dada sua exemplar retidão moral. Que ele mesmo, goeludo que era, gostava de lembrar, no templo, três vezes por semana. Ao lado da esposa e dos 4 filhos. Um deles adotado em Campos, numa história, aliás, que ninguém conta direito.


Em alguns momentos, não se sabia se estar ali era em louvor a Deus ou a Jostenes.

Tanta autoridade moral atraiu gente graúda da política pra ele. Entrou num partido, se candidatou, e logo descobriu que chamar os adversários de ladrão dava voto. Se elegeu e logo se destacou como liderança.


Uma investigação que começou em Campos chegou a Jostenes. A Polícia achou R$ 430 mil em espécie na sua casa em Brasília, onde já estava como deputado.


E logo se ouviu:


"Eis o destino de todo goeludo..."


Plus

Qualquer semelhança.... Você sabe, né?


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


ree

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page