Você já ouviu falar da Semana de Ação Mundial (SAM)?
- Jornal Daki

- 17 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Por Graciane Volotão

Você já ouviu falar da Semana de Ação Mundial? O Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender te convida a participar desta Semana, conhecida mundialmente como SAM. A SAM 2022 vai tratar da temática Compromisso para a eleição: Não corte da Educação. Faremos 5 rodas de conversa no formato remoto.
As rodas de conversas acontecerão dos dias 20 ao dia 28/06/2002, terão certificados para os participantes inscritos pelo endereço https://www.even3.com.br/Sam22coletivoELA. Os participantes de todas as rodas terão certificado de 15 horas. Veja a programação:
RODA DE CONVERSA
20/06/2022 Ambiente escolar
21/06/2022 A avaliação de aprendizagem e o acompanhamento do desempenho
23/06/2022 Acesso e permanência na escola 27/06/2022 Gestão escolar28/06/2022Formação, condições de trabalho e de valorização dos(as) profissionais de educação
A SAM acontece na mesma semana em vários países desde 2003 próxima a data em que foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE) e contou com a participação de mais de 90 milhões de pessoas no mundo e no Brasil aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo o Manual da Semana de Ação Mundial 2022. (Manual SAM, 2022, p.11). Vários movimentos integram e apoiam a SAM que é divulgada e produz materiais que ficam disponíveis em www.semanadeacaomundial.org
O Coletivo ELA por meio da SAM pretende fortalecer e continuar cumprindo seu papel de atuar nas políticas públicas para uma educação de qualidade e após as rodas de conversas fará o encaminhamento das propostas que surgirem para as esferas legislativas municipais, estadual e federal, para as candidaturas aos diversos cargos nas eleições de 2022, além de levar para os organizadores da SAM que incluem vários movimentos, como exemplo:
Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ),
Redes da Maré, Projeto Mandacaru, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC),
Ação Educativa, Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, ActionAid Brasil,
Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca,
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE,
Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Mieib,
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST,
Rede Escola Pública e Universidade – REPU,
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME,
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, entre outras.
Acesse os sites citados aqui. Faça sua inscrição.
Se você acredita que é possível fazer educação pública, gratuita e de qualidade. Que a participação de cada um e cada uma faz a diferença, não fique de fora dessa! Participe! Mobilize-se pela educação!
Use as hashtags #SAM2022, #EducaçãoNasEleições2022, #NãoCorteDaEducação #ColetivoELA e divulgue em suas redes sociais.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Graciane Volotão – Pedagoga, professora supervisora educacional, servidora pública e doutoranda em educação na UFF e membra do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender.















































































Comentários