Alerj 'retomba' Clube Tamoio
Projeto de Lei segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para se decidir sobre o tema
Por Cláudio Figueiras
Em votação realizada na Assembleia Legislativa (Alerj) na tarde desta quarta (02/3), foi aprovado, em regime de urgência, Projeto de Lei 5064/22 da deputada Zeidan (PT) que tomba o Tamoio Futebol Clube como patrimônio histórico e cultural em nível estadual.
A proposta foi aprovada por 22 votos favoráveis, 15 contrários e 2 abstenções. E agora segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL).
Antes da votação da proposta e da leitura dos pareceres das Comissões acerca da legalidade da emenda supressiva ao texto do PL apresentada pelo deputado Jalmir Junior (PRTB) em sessão anterior, o líder do governo Castro na Alerj, Márcio Pacheco (PSC), pediu ao colega Jair Bittencourt (PP), que presidia à Assembleia, a retirada de pauta do projeto.
O pedido de Pacheco não foi acatado nem pelo presidente, e nem pela maioria do Plenário, que deliberou, após intensos debates, pela votação imediata da matéria, que devolveu ao centenário alvinegro da Brasilândia a condição de patrimônio tombado, retirada em nível municipal pelos vereadores de São Gonçalo em 23 de fevereiro.
Com isso, o Clube que já havia sido tombado em 2017 pelo Município, se encontra numa situação curiosa, de ser ao mesmo tempo patrimônio “destombado” e “retombado”, onde as respectivas leis aprovadas, em parlamentos de natureza distinta, estão na mesa de executivos também distintos para manifestação final dos seus governantes que, neste caso, são do mesmo partido.
O prefeito de São Gonçalo, Nelson Ruas, também é do PL. E assim como o governador, terá 15 dias para avaliar se veta ou sanciona a lei.
“O tombamento na Alerj significa um respiro importante para que São Gonçalo tenha um espaço central que possa ser utilizado como centro de memória, complexo esportivo, parque municipal de maneira que se preserve a história do Tamoio”, observou o vereador Romario Regis (PCdoB), presente à sessão.
O vereador gonçalense foi citado por diversos deputados no Plenário como um dos articuladores para que o projeto saísse vitorioso na Alerj.
Ouça o comentário de Romario Regis sobre o tombamento do Tamoio na Alerj.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.