top of page

As preciosas histórias com o vovô e a vovó...

Por Rofa Rogério Araújo 

Reprodução
Reprodução

Assim como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o Dia dos Avós é comemorado ao redor do mundo. A data tem origem cristã, especialmente ligada aos pais de Maria e avós de Jesus – que, mesmo não aparecendo na Bíblia, de fato, ambos são personalidades em que o culto e a veneração religiosa são marcados desde o século VI – afirma o artigo do site Gazeta Povo, de 26 de julho de 2025.


Outro contexto da data faz referência a Dona Aninhas, a portuguesa Ana Elisa do Couto. Isso porque em 1980 ela começou uma intensa causa missionária para que as pessoas pudessem dar mais valor aos avós. Aos 54 anos, Dona Aninhas passou por países como EUA, Alemanha, Canadá, França e até no Brasil, difundido como os avós deveriam ser reconhecidos e mais valorizados. Portanto, seu objetivo era que o dia 26 de julho, o Dia dos Avós, pudesse ter uma comemoração mais fervorosa ao redor do mundo. 


A importância dessa data tem a ver com a relação entre avós e netos traz benefícios, a partir do afeto criado entre as gerações. As memórias se tornam leves, enquanto sentimentos positivos inflam o peito – fornecendo sensações voltadas ao bem-estar.


Crescer rodeado pelos avós é, além de tudo, aprender a enxergar a vida pelos olhos da sabedoria. Aproveitar a presença deles é apostar em benefícios emocionais e psicológicos – afinal, eles estão dispostos a estender a mão, enquanto a função dos superiores está focada em educar, às vezes de forma mais rigorosa.


E a ciência também concorda com essas afirmações. Segundo um estudo publicado no dia 20 de junho de 2025, disponível na Social Science Research Network (SSRN) e escrito por Youji Lyu: “O cuidado com os netos melhora significativamente a saúde dos avós em múltiplas dimensões – incluindo saúde autorrelatada, bem-estar psicológico, função pulmonar e capacidade de memória.”


Eu, pessoalmente, conheci três dos meus avós: Martinho, paterno, português que veio aos seis anos para o Brasil e muitas histórias me contou de toda sua vida; Pedro, materno, que convivi com até seu falecimento aos 81 anos e sempre tinha o que compartilhar; e minha avó, Carola, que viveu até os 96 anos que muito conversava comigo e se empolgava e apoiava meu trabalho e desafios na vida. São experiências ímpares e de crescimento muito especial em minha vida que jamais ocorreria de outra forma.   


Conviver com nossos avós é algo sublime e que confirma algumas frases ditas e colhidas na internet: “Avós são as pessoas que transmitem amor e sabedoria de geração em geração”. Uma verdade incontestável!


“Nossos avós são o Google da família, com respostas para todas as perguntas e histórias incríveis para compartilhar”. Frase pitoresca, mas real. Quantas histórias que somente os avós poderiam nos contar sobre a vida e que servem de exemplo para nós.


“Um pedacinho do céu na terra com sabedoria, amor e ternura. Obrigado por serem a luz em nossas vidas”. O saber não se encontra somente nos livros que gera conhecimento, mas em vidas que tornam as pessoas “mestres e doutores” pelo que vivenciaram ano após ano e podem nos encorajar e nos tornar pessoas mais preparadas com seu legado de vida.  


“Avós são como um abraço quentinho em um dia frio, que nos aquece o coração e nos faz sentir seguros”. Verdade pura. Pena que pode durar mais ou menos tempo e quando temos sua falta, sua ausência, sentimos muito devido ao costume de ter um colo tão acolhedor que nem os pais conseguem dar do mesmo jeitinho.


O avós são seres enviados por Deus para nos levar a momentos muito especiais da vida. Aproveite cada momento porque são passageiros e logo terminam e sentirá muito suas ausências.


Como diz Provérbios 17.6 (versão na Linguagem de Hoje): “Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais”. E vamos seguindo seus exemplos para valorizar nossa vida no presente, resultado do que plantaram no passado e nos prepararmos para de modo sólido para o nosso futuro. 


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

ree

Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo. 



Comments


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page