top of page

Bienal RJ: 40 anos de encontros “imortais” com Paulo Freire e Machado de Assis

Por Rofa Araújo


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Aconteceu no Rio de Janeiro, de 1º a 10 de setembro, a Bienal Internacional do Livro, edição celebrativa de 40 anos. Uma verdadeira festa literária, onde o protagonista são as obras escritas e imortalizadas em edições impressas e em e-books.


Em números oficiais foram mais de 600 mil pessoas passaram pelo evento, levando para casa nada menos que 5,5 milhões de livros. Em média, nove livros por pessoa. Um recorde histórico!


Como escritor, jornalista e professor é uma grande emoção observa pessoas de todas as idades participarem de uma festa como essa, com o único objetivo de LER e colocar em evidência tudo o que escrito, tendo como algo o leitor e não o autor em si. Momentos chamativos, ver crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos ali no mesmo local, buscando livros de todas os gêneros e sair dali com sacolas com publicações para ler e se emocionar.


A Turma da Mônica e o seu criador, Maurício de Souza, comemorava os 60 anos da personagem-título Mônica. Num dos estandes, da ABL – Academia Brasileira de Letras foi possível ter a presença, através de efeitos especiais, do seu primeiro presidente e fundador, Machado de Assis. Algo surreal e interessantíssimo.


Uma homenagem ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, com frases ditas por ele e que marcaram e ainda marcam todo o processo educacional em nosso país. Bom para saber a sua importância e observar o quanto é real e não invenção de muitos que falam mal sem o conhecer.


Frases e mais frases de diversos autores nacionais e internacionais que destacam suas obras com dizeres marcantes e que muito nos dá prazer e emociona.


Como autor, pessoalmente, pude lançar nesse evento, em 2011, o meu primeiro livro “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium), ainda timidamente em meio a tantos outros autores e que me incentivou a continuar adiante e lançar até hoje mais quatro outras obras: “Crônicas, poesias e contos que eu te conto...” (Literarte, 2014), “O super-herói do Natal/Presentão de Natal” (Garcia Edizioni, 2014), “Rofinha e os amigos de oito patas” (Garcia Edizioni, 2015) e o mais recente, de 2023, “As mulheres de nossa vida” (Literarte).


Uma emoção numa festa literária em meio a palestras, encontro com escritores, corre-corre, promoções e posições para as melhores fotos. Tudo tendo como personagens-principais: os livros. Não importa se real, ficcional, infantil, em quadrinhos, de palavras ou ilustrados. E mesmo virtuais, em aparelhos como Kindle, modernizando a arte da leitura. Tudo vale a pena se o objetivo é ler.


Vamos nós que 2025 é logo ali, na próxima edição dessa festa literária, no Rio de Janeiro, mas 2024 tema Bienal em São Paulo.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.




POLÍTICA