Castro insiste em Miccione e forma novo bloco na Alerj nas eleições indiretas
top of page

Castro insiste em Miccione e forma novo bloco na Alerj nas eleições indiretas

Negociações foram retomadas


Castro e o "bloquinho"/Reprodução
Castro e o "bloquinho"/Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem mantido e reforçado o apoio ao nome do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, como seu preferido para assumir o cargo de governador em uma eleição indireta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), caso ele (Castro) deixe o cargo antes de abril de 2026 para disputar uma vaga ao Senado Federal.


Na segunda-feira, 19 de janeiro, deputados que formam um novo bloco político se reuniram com Castro para discutir o processo eleitoral interno da Alerj. Apesar de haver movimentos paralelos — incluindo outro bloco articulado pelo PL e a Federação União Progressista — os parlamentares que participaram do encontro afirmaram compromisso com a indicação do governador de manter o apoio a Miccione.


A situação é considerada atípica porque, desde a redemocratização, o Rio ainda não passou por uma eleição indireta para governador em consequência de vacância dupla (governador e vice), que pode ocorrer neste ano. Com a vaga do vice-governador já aberta desde a saída de Thiago Pampolha, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio teria de conduzir o processo eleitoral interno em até 30 dias após a desincompatibilização de Castro.


No entanto, a Alerj enfrenta dúvidas jurídicas sobre como organizar a eleição indireta, como requisitos de elegibilidade e o formato da votação (se aberta ou secreta), já que o modelo ainda é considerado inédito no estado. Debates entre deputados e especialistas giram em torno da interpretação das regras constitucionais e da necessidade de se adaptar prazos e procedimentos à realidade dessa eleição específica.


Além de Miccione, outros nomes — inclusive de figuras com trajetória na política fluminense — são mencionados no processo, o que torna as articulações internas decisivas para o desfecho dessa disputa.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page