CREA-RJ vai entrar na justiça para exigir recuperação de ponte em Niterói
- Jornal Daki
- há 38 minutos
- 2 min de leitura
Ponte que liga a Ilha da Conceição à Ilha do Caju está sob ameaça de colapso, de acordo com o Conselho. Local está interditado desde o dia 11 de dezembro, após uma inspeção da Defesa Civil

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, o CREA-RJ, vai entrar na Justiça para exigir a recuperação imediata de uma ponte de madeira em Niterói. A ação será contra a Prefeitura de Niterói, exigindo que o Município tome providências para reparos urgentes da ponte que liga a Ilha da Conceição à Ilha do Caju e está sob ameaça de colapso, de acordo com o Conselho. O local está interditado desde o dia 11 de dezembro, após uma inspeção da Defesa Civil.
De acordo com o presidente do CREA-RJ, Miguel Fernandéz, a ação é imediata porque o cenário atual é enorme descaso e omissão da Prefeitura de Niterói.
“Mostra uma negligência de anos, descaso total, que impacta uma atividade significativa da região, na área da indústria naval, impactando diretamente mais de 2.500 pessoas, impacta na sociedade que vive no entorno, impacta no meio ambiente, porque um colapso dessa ponte passando um caminhão com produtos químicos, como estava tendo trânsito, pode colocar em risco a vida marítima, fauna e flora da Bahia de Guanabara, gerando um gravíssimo risco ambiental.”
A decisão de uma ação civil pública veio após a realização nesta sexta-feira de uma audiência pública sobre o tema.
Fernández fez um histórico das ações da fiscalização do CREA sobre o problema da ponte, que tiveram início em 2024, com base em denúncias feitas ao Conselho. A fiscalização havia retornando outras duas vezes à ponte no ano passado e nunca recebeu nenhuma resposta satisfatória por parte da Prefeitura a pelo menos quatro ofícios enviados pedindo informações. Até o momento, o CREA afirma que não foi informado sobre supostos projetos de recuperação da ponte e muito menos os nomes dos responsáveis técnicos.
A Prefeitura de Niterói informa que, no ano passado, foram executados reparos emergenciais na ponte que liga a Ilha da Conceição à Ilha do Caju. Após análises técnicas e sondagens, foram concluídos os estudos do Projeto Executivo para a recuperação da ponte e está em processo de licitação para a contratação da obra com previsão de início para março de 2026. Importante ressaltar que a ponte está interditada pela Defesa Civil desde dezembro do ano passado.
*Com informações CBN
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































