top of page

Em entrevista, Nelson Ruas chama Tamoio de 'elefante branco'

Declaração do prefeito aumenta a desconfiança de que veto ao destombamento foi jogo combinado com vereadores e empresários


Por Cláudio Figueiras

Jogo de cena, prefeito?/Foto: Reprodução Internet
Jogo de cena, prefeito?/Foto: Reprodução Internet

Em entrevista dada à edição impressa do jornal A Tribuna neste sábado (12), o prefeito Nelson Ruas (PL) disse considerar o Clube Tamoio um “elefante branco”. Ruas foi além, afirmando que o tombamento impedia o novo proprietário de fazer “intervenções no local”.


As declarações do prefeito, a primeira manifestação pública sobre o assunto, causaram estranheza no mundo político da cidade e contradizem as justificativas contidas no veto dado pelo Executivo ao projeto de lei 0028/22, de destombamento do Clube, que consideram a proposta um “retrocesso” na cidade.


Ué, foi tudo teatro, jogo de cena? Quer dizer que já estava tudo combinado entre prefeito, empresários e vereadores? E assim, com mais essa mentira, vamos perder mais um patrimônio se nada for feito. O correto, já que está destombado, é a Prefeitura desapropriar o imóvel para que tenha destinação de acordo com sua vocação, no esporte, cultura e lazer”, disse Dimas Gadelha (PT), adversário de Ruas em 2020.


O veto foi derrubado na quarta (09/3) por 18 dos 27 vereadores sob forte desconfiança de ter sido “jogo combinado” entre os edis, prefeito e empresários para manter o destombamento do Clube, permitindo que, finalmente, pudesse ser demolido para construção de outro empreendimento no local.


Nelson Ruas tem ampla maioria na Câmara. Foi a primeira vez nessa Legislatura que um veto do Executivo é derrubado.


Agentes que atuam pela preservação do Clube centenário procurados pelo Daki afirmaram que agora se explica a falta de empenho do prefeito em manter o tombamento do Tamoio.


A entrevista, segundo um dos sócios da linha de frente em defesa do Clube, jogou luz sobre o que ocorria nos bastidores:


Se o prefeito quisesse, o veto não seria derrubado. O capitão tem os vereadores na mão. Poderia se manifestar antes e puxar um grande movimento de preservação do Tamoio. Poderia mostrar que é um líder de fato. Mas, tudo que conseguiu, foi se esconder como um rato e se manifestar só depois do fato consumado. Que vergonha”, disse um dos sócios do Tamoio, que pediu para não ser identificado.


Agora, sócios e simpatizantes do centenário alvinegro da Brasilândia, apostam todas as suas fichas no governador Cláudio Castro (PL), que tem nas mãos poder de sancionar projeto estadual de tombamento do Clube aprovado pela Alerj no último dia 2 de março.

Entrevista foi dada à edição impressa de A Tribuna/Foto: Reprodução
Entrevista foi dada à edição impressa de A Tribuna/Foto: Reprodução


Alexandre Gomes liderou a aprovação do destombamento na Câmara/Charge: Jornal Daki
Alexandre Gomes liderou a aprovação do destombamento na Câmara/Charge: Jornal Daki
 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page